removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 21/08/2015 - 20:00h
Não são distribuições, são
Desktop Environments (DEs, ou Ambientes de Trabalho);
Das três, eu particularmente prefiro o XFCE, mas vou fazer alguns comentários imparciais:
#1 - CINNAMON: Dos três esse é o que menos usei, muito pouco mesmo, mas pelas impressões que tive ele parece ser um DE bom e se integra muito bem com o Mint - porém, isso talvez faça dele menos "funcional" fora do Mint (nunca tentei fazer isso); fora isso, ele é um pouco pesado e com o pouco que usei não percebi nenhum comportamento fora do esperado (bug). Isso é o que posso dizer do Cinnamon.
#2 - MATE D.E.: Esse já usei bem mais, e gostei; porém, dos três é o que mais vi falhas e bugs, talvez por estar em desenvolvimento ainda, e ele é pouco completo - faltam vários recursos e aplicativos úteis. O bom é que ele é um "clone" do antigo GNOME 2 (que eu gostava muito) e é o mais leve e prático dos três - seu micro tem força pra rodar qualquer um, mas se você gosta de leveza e simplicidade, dos três que você disse, eu sugeriria o MATE.
#3 - XFCE (The Cholesterol Free Desktop Envirolment): É o meu favorito e o mais completo dos três (com muitos recursos e vários programas próprios - Thunar, Mousepad, ScreenShooter, visualizador de imagem...), porém bem mais pesado que suas versões antigas (tão pesado quanto o Cinnamon). Tem uma configuração fácil e centralizada e é uma DE bastante estável (apesar de dar uns bugs as vezes). Se você estiver fora do Mint e quiser algo completo, sugiro o XFCE - que também pode ser simples, se tirar o painel lateral, dar uma enxugada no painel principal e aplicar um tema GTK e Metacity (sugiro trocá-lo pelo OpenBox) básico - se quiser outra DE quase tão completa, também estável e leve/rápida, use o LXDE (The Lightweight Desktop Environment) , que também gosto bastante.
NOTA:
Meu WM (no meu caso é só o Window Manager) favorito é o WMaker;