lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 09/09/2015 - 12:33h
GNU/Linux é extremamente maduro para jogos, o problema são as softhouses produzirem jogos pro pinguim. Com o SteamOS a situação mudou, e agora a maior parte das produtoras publicam seus jogos pro GNU/Linux. Em muitos casos, mesmo rodando com o Wine o jogo apresenta desempenho superior do que aquele apresentado no Mac ou no Windows.
Dito isso, se você for ter um Windows só pra jogo não compensa. A licença mais básica vai te deixar na mão em vários quesitos gamers, e a mais cara é salgada demais. Acostume-se ao PlayOnLinux, é a melhor coisa que você faz (falo isso como gamer no GNU/Linux há uns 12 ou 13 anos). Acredite, o desempenho da maioria dos jogos vai ser melhor.
Dito isso, você vai virar um dependente químico do multilib. A maioria das distribuições não lida bem com multilib. Nas Debian-like é uma pajelança dos infernos, e o resultado final fica um bolo de fezes tamanho maracanã - além de lento de dar medo. No Slackware você precisa primeiro habilitar o multilib e depois se lembrar de instalar as libs de 32bits. No Arch e no Gentoo os processos são mais suaves, mas ainda assim podem ser traumáticos caso você faça alguma caca. Já o openSUSE é a mais tranquila de todas: apenas instale o pacote nomedalib-32bit que a coisa funciona de boa. Ninguém dá nada pelo camaleão, mas ele é a melhor distro para gaming.
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Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
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Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta