Espectro

1. Espectro

David
drax

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2012 - 13:41h

Olá!

Eu estava no metro do rio de janeiro quando tive uma ideia de um jogo, e decidi lançar a ideia aqui e ver no que dá.
O nome do jogo seria espectro, e ele tem alguns fatores que vou listar aqui... Primeiro, a ideia do universo do jogo:

No mundo de Espectro existem diversos planos (entre eles o mais conhecido é o plano espiritual)
Esses planos fazem fronteira entre si, então por exemplo o nosso plano faz fronteira com o espiritual e com diverso outros planos, porem ele não faz fronteira com todos os planos existentes, o que significa que se quissemos ir para um plano não fronteiriço teríamos que ir navegando de um plano a outro ate chegar neste (não que esse fato seja muito importante pro mundo do jogo)
Entre esses planos fronteiriços existe um tipo especial de plano, chamado de plano véu, também chamados de planos espectrais.
Tais planos são transitórios entre dois outros (por exemplo o nosso e o espiritual), e devido a isso sua forma, seu ambiente e tudo que nele existe é uma mistura desses dois planos.
Para navegar de um plano a outra sempre sera necessário passar por um plano véu.
Geralmente entre dois planos existem dois planos véus, um que vai do plano A ao B e outro que vai do B ao A... Nesses casos o plano de origem é predominante, fazendo que esse plano véu acabe sendo uma modificação do plano de origem, com alterações do plano de destino.
Por exemplo, nosso plano e o espiritual, este plano véu seria com um ambiente muito parecido com o nosso, mas alguns elementos do plano espiritual estariam presentes, talvez ele fosse mais obscuro, e talvez veríamos algumas coisas estranhas nele.
Alem dos elementos propios do plano véu, veríamos lapsos dos planos que eles conectam, ou seja, ao estar no plano véu entre o nosso e o espiritual veríamos pessoas do nossa plano e do espiritual.

próximo post sera sobre os habitantes dos planos espectrais



  


2. Espectros

David
drax

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2012 - 13:55h

Alem de "miragens" dos dois planos e dos objetos concretos gerados no plano espectral, temos os habitantes do plano espectral, esses são chamados de espectros... Eles vêm em 3 categorias.

Visitantes espectrais, ou somente visitantes: São seres do plano A ou B que passam rapidamente pelo plano espectral, esse tempo geralmente é de milésimos de segundos ou de alguns segundos... Raramente chegam a uma hora. Na maioria dos casos tais seres nem percebem que estiveram em outro plano.

Residentes espectrais, ou residentes: Desconhece-se como eles surgem, mas são seres formados originalmente nos planos espectrais... Eles tem as mais diversas formas pois são uma mesclagem de seres do plano de origem e do plano de destino... Novamente, geralmente aparentam mais ser como o do plano de origem com modificações do plano de destino.
Eles podem ser animalescos ou inteligentes, pacíficos ou agressivos... Podem falar um língua propiá ou uma das muitas linguagens dos planos A ou B... Enfim, é impossível listar todas a possibilidades de tais seres.

Prisioneiros espectrais, ou prisioneiros: São similares aos visitantes, com uma diferença, por alguma razão ao invés de voltar ao seu plano de origem eles ficam presos no plano espectral por um tempo indeterminado (ate mesmo para sempre)

Vale ressaltar que o tempo passa de forma diferente em cada plano.


3. Regiões rasantes e abismais

David
drax

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2012 - 14:16h

Dentro dos planos existem algumas regiões especiais essas são chamadas de rasantes e abismais.

Rasantes: São regiões de um plano que volta e meia se aproximam mais de um plano espectral, as vezes ate mergulhando completamente nele, dai surgem alguns conceitos...
Rasante, é quando a região se aproxima muito de um plano espectral, nesse momento elementos desse plano (e seus habitantes, os espectros) podem ser visualizados no plano de origem, inclusive, é devido a esse fenômeno que seus habitantes são chamados de espectros, pois é assim que os vemos, outro fenômeno que ocorre é que elementos do plano de origem também surgem no plano espectral, também em forma fantasmagórica, alem disso podemos visualizar ainda seres do plano de destino, caso estejam como visitantes ou prisioneiros e estejam passando naquela região.
Rasante profundo, ocorre quando a região equivalente do plano de destino também é uma região rasante e simultaneamente ambas dão um rasante, o resultado disso é vermos elementos do plano de destino, sem eles estarem no plano espectral.
Mergulho, é quando uma região rasante ao invés de se aproximar da região espectral, acaba entrando nela... São os mergulhos que geram os visitantes e consequentemente, os prisioneiros.
Vale lembrar que tantos os rasantes quanto os mergulhos geralmente ocorrem muito rapidamente (na maioria dos casos em questão de milésimos de segundos. Também vale citar que quando uma região da um mergulho, nem tudo mergulha com ela, somente alguns elementos e seres, da mesma forma nem todos se tornam prisioneiros... é possível que uma região lotada de seres mergulhe, mas apenas um fique prisioneiro.

Regiões abismais se diferem das rasantes pois elas ficam constantemente próximas ao plano espectral, nelas os mergulhos não ocorrem,

Sobre as regiões rasantes, a quem acredita que elas são pedaços soltos de um plano, que ficam deslizando entre as fronteiras, podendo dar rasante entre vários planos espectrais.

Já as abismais são fixas, e é delas que saem os locais mal assombrados, as aparições nada mais são que espectros... Geralmente são ligadas a um único plano espectral, mas podem estar ligadas a mais de um.


4. O jogo em sí

David
drax

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2012 - 14:35h

O jogo seria um survival horror ou algum outro gênero de horror.
Na historia o jogador estaria num local (por agora, nos metros do rio de janeiro, que é uma imensa e complexa região rasante) quando ocorre um mergulho e o jogador acaba ficando um prisioneiro espectral, agora ele deve vagar pelo plano espectral tentando retornar ao seu plano de origem.

Seguindo a ideia do metro, seria a seguinte estrutura
os tuneis do metro são uma forma especial de região rasante, pois alem de dar rasante constantes e mergulhos, ela da para os mais diversos planos véu.
Já as estações do metro são rasantes mais estáveis, geralmente se vinculando a um único plano espectral.
Esse complexo acaba gerando um tipo de plano espectral chamado de plano espectral variado limitado.
Esses planos se limitam a extensão da região rasante do plano de origem (por isso limitado) e se conectam a diversos planos (por isso variável)
Isso ocorre da seguinte forma, dentro desse plano espectral existem as chamadas áreas fixas e áreas transicionais.
As áreas fixas no plano de origem são regiões rasantes bem estáveis, vinculadas geralmente a um único plano.
As transicionais porem, são mais instáveis, se vinculando a muitos planos, e alem disso tem uma característica especial, quando se esta num plano espectral, podem se usar tais áreas para passar de uma região fixa para outra, ou seja, de um plano para outro.
Devido a isso tais áreas também são chamadas de inexistentes, por não fazerem de fato parte de nenhum plano.

Dentro do metro, os tuneis são transracionais, o jogador fara o mergulho num dos tuneis, e estando no plano espectral, utilizara os tuneis para ir de um plano (estação) a outro, o ambiente dos tuneis devera ser bem estranho devido sua natureza caótica.
Já as estações são fixa, e representam conexões com diversos planos, isso significa que cada estação terá uma cara.


5. Conexação com o mundo real

David
drax

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2012 - 14:44h

A parte mais interessante da ideia do jogo é a conexação com o mundo real.
Seguindo a ideia do metro, poderia se negociar com a metro rio para fazer uma campanha publicitaria dando a entender que espectros passam por ali.
Mas a característica mais importante é criar uma engine que permita a atualização rápida do mundo, ou seja, o que form modificado no metro sera modificado no jogo.
A parte mais importante (no sentido de ter recursos para o jogo e convencer o local escolhido para ambientar o jogo) é que como ele é uma reprodução real do metro, suas propagandas estarão de um forma ou de outra lá.
Então se temos uma placa com um comercial hoje e daqui a 3 dias ela muda, a metro rio pode enviar os dados e o jogo ira atualizar a placa.
Outra coisa que pode ocorrer por exemplo, é o ambiente real alterar o espectral, por exemplo, o clima (existem estações abertas) e se a metro rio ceder os dados, o quantitativo médio de pessoas numa estação.

Bem, isso é só um rascunho de ideia... Mas por favor, deem feedback... Ou perguntem algo se não entenderem o que eu quis dizer... Se tiverem interesse em produzir realmente esse projeto, falem comigo: draxdeveloper@gmail.com






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts