Rei Tenguh
(usa Arch Linux)
Enviado em 25/03/2013 - 14:26h
Não imagine o mundo como o lugar onde nós vivemos, um estado de direito, onde as pessoas têm mais tempo (e são estimuladas) e dirigirem suas vidas a comprar e a vender. É só um valor local, como qualquer outra coisa.
No oriente-médio arracam orelhas e nariz de uma menina de 14 anos porque ela queria estudar, no japão um político se mata se é pego por corrupção, e na Coreia do Norte as crianças aprendem a marchar desde tenra idade.
Nada disso tem a ver com "money". Tudo isso vem do mesmo lugar que faz você pensar em "money": da cultura imposta pelo regime em que você nasceu, que dita os seus valores e o que você vai IMAGINAR que precisaria pra viver bem.
Nesse caso específico, da China, não é "money"... é: "f***a-se a cultura ocidental."
_______________________________
EDIT:
Na sua própria colocação: quando você diz:
"O resto é conversa, é filosofia daqui, idéias dali, elucubrações de acolá, mas no final o que move o mundo é money, din-din, bufunfa"
Isso JÁ É UMA OPINIÃO FILOSÓFICA, que já dirige a sua vida por idéias. Você já está sendo movido por uma "filosofia', assim como todo ser racional (mas não percebeu, porque a cultura que te impuseram não quer que você perceba) ;)
_______________________________
Edit 2:
Na verdade, quando você diz que o que move o mundo é "money", ou quando um talibã diz que o que move o mundo é a vontade dos representantes de Deus, ou quando um chinês diz que o que move o mundo é a instiuição "Estado", todos estão certos dentro do local onde vivem. Porque em todos eles o que move o mundo é a "filosofia' que impuseram a todos e que dirige a vida de todos.
;)