tenho testado bastante o sistema de arquivos btrfs, e achei impressionante o desempenho, e principalmente o recurso de compactação. fiz alguns testes com os três algorítimos disponíveis, zlib, lzo e zstd.
usei para teste uma instalação do arch + kde (completo) + aplicativos comuns em desktop, e exclui destas estatísticas a partição /home (outra partição) e /boot (outra partição), em um ssd com interface sata e com partição de 40gb. fiz os testes em duas rodadas, sendo uma com restauração de snapshot (arquivos compactados com origem comum) e posterior compactação, e outro com compactação sobre o sistema já compactado previamente com zlib. nos algorítimos zlib e zstd foram usados os níveis padrões.
os resultados para a compactação sobre os arquivos não compactados:
27gb livres sem compactação
31,6gb livres com compactação zlib
30,3gb livres com compactação lzo
31,8gb livres com compactação zstd
na segunda rodada, o resultado curiosamente foi diferente da primeira
29,9gb livres com compactação lzo
31,5gb livres com compactação zstd
mudando a compressão de um tipo para o outro, em momentos diferentes a diferença era de 0.01gb e eu não sei definir o por que.
considerações:
zlib: extremamente lento para compactação, mas com bom resultado final e possui opção de nível de compactação, sendo 1-9 possíveis e o padrão é 3;
lzo: o mais rápido para compactação mas com menor nível de compactação;
zstd: mais lento que o lzo, mas muito mais rápido que o zlib e com a melhor taxa de compactação (1-15 possíveis e o padrão é 3), porém apresenta incompatibilidade com arquivos ou do grub ou do /boot (suporte futuro já esta a caminho), enquanto os outros dois (zlib e lzo) são compatíveis.
seja para economizar espaço, ou ter ganho de performance, indico fortemente o btrfs, mas com algumas precauções como a particularidade do uso de compactação zstd na partição /boot, e entendimento que niveis mais altos de compactação exigem maior poder de processamento e menor velocidade principalmente em operações de escrita, além de ser muito interessante o uso de kernel e btrfs-progs mais recentes.