Delusion
(usa Debian)
Enviado em 12/12/2016 - 09:10h
Olá;
xubuntu = debian testing + algumas PPAs. Você já usa debian!
Xubuntu foi a minha primeira distro. A usei por 3 anos e ainda a considero uma ótima distro, desde que seja versão LTS.
Hoje eu uso Debian-xfce-stable simplesmente porque mudei meu ponto de vista. Como já dito, o que mais influencia é o que você espera de uma distro, ou seja, qual é o seu perfil de uso.
Depois que usei sistemas com atualizações frenéticas (rolling release), mudei meu ponto de vista. Hoje, quanto menos atualizações, melhor. Essa suposta desatualização, pelo menos para o usuário comum, não é tão impactante assim, só usando para entender isso.
Algumas diferenças que posso elencar:
#No Debian não há "central de programas". Portanto é um sistema com mais uso de terminal (e eu gosto disso). Existe, é claro, o synaptic (nunca usei...).
#O xubuntu vem bem mais bonito, aliás é o meu visual predileto, simples, sem poluição visual e painéis inúteis. O debian demora uns 10 minutos na pós-instalação pra ficar bonito.
#O debian, nas minhas máquinas, não é apenas mais trankilo porque quase não tem atualizações, mas porque exige menos do hardware, gasta menos recursos, dá pra sentir no rodar.
#eu uso apenas os repos oficiais da stable, o único ramo que faz sentido para mim. Não recomendo nem mesmo os backports. Há sim, alguns complementos para o xfce (que ainda é 4.10 no debian) que precisei baixar o .deb e mandar um dpkg -i. Maaaasss, se você precisa de muitos backports ou sente necessidade de PPAs, esse é um sinal claro de que para você é perda de tempo usar debian, pois ele ficará igualzinho os *buntus, com a diferença de dar mais trabalho.