Mares revoltos por vir no Solus?

1. Mares revoltos por vir no Solus?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa elementary OS)

Enviado em 05/07/2018 - 05:16h

Olá pessoal beleza?

Eu estava aqui lendo o Software Center Progresses | The Roundup #6 nas notícias do Solus, e vi uma coisa que me deixou com ares de preocupação:

We’re now defaulting the Software Center to our eopkg autoremove behavior, which will automatically remove any dependencies of the software that are not used by any other packages on the system. You can see this in the screenshot below when removing Builder, we’re also removing packages such as gnome-code-assistance which isn’t being used by anything else on the system.


Eu não sou da área da tecnologia, mas minha experiência de fuçador noob, e rato de fórum noob, apontam que em várias outras distribuições com gerenciamento de dependências, a remoção automática de pacotes órfãos é perigosa (sobretudo se o sistema tem grupos de pacotes, que não sei se é o caso do Solus) mais perigoso ainda me parece que esse comando seja executado por default. Geralmente é isso que o comando autoremove quer dizer: remoção de pacotes órfãos, embora eu esteja desconfiado que no Solus remova-se as coisas em verdade junto com um pacote em específico... parece ser o funcionamento diferente, alguém que conhece bem o eopkg poderia comentar?

O autoremove como nós o conhecemos tradicionalmente em outras distros definitivamente é um comando perigoso, eu não confio num apt-get autoremove, e tampouco num dnf autoremove, como se sairá o eopkg autoremove? Bom, aparentemente o autoremove do Solus é diferente, esperemos que dê tudo certo.

Pelo menos esse novo update também fará com que o Software Center detalhe o processo do gerenciamento de pacotes minimamente antes de que seja executado, se esse novo comportamento com o autoremove vier a ser ruim, o que definitivamente espero que não seja, talvez usuários com mais experiência poderão sobreviver com mais tranquilidade no caso de dar tudo errado.




  


2. Re: Mares revoltos por vir no Solus?

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 05/07/2018 - 09:34h

Eu nunca tive problemas com o "autoremove" .
Acredito até que quem teve, foi por não prestar atenção no "purge" ou "remove".

------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------

" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"

------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------



3. Re: Mares revoltos por vir no Solus?

Walker Luiz de Freitas
WalkerPR

(usa Deepin)

Enviado em 05/07/2018 - 10:08h


Eu utilizo o Xubuntu em um desktop na empresa onde trabalho há 4 anos. Costumo utilizar o "autoremove" sempre que preciso e nunca tive problemas com esta Distro.

Em casa, instalei o Fedora Server 28 em meu notebook e também já utilizei o "autoremove" por algumas vezes, e até o momento sem problemas.

Desconfio que o Solus realiza um procedimento diferenciado ao executar este comando, talvez com o intuito de preservar seus pacotes e/ou sistema.

--------------------------------------------------------------
"Linux, several flavors, a single option: -Freedom of choice!"


4. Re: Mares revoltos por vir no Solus?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa elementary OS)

Enviado em 05/07/2018 - 11:10h

Mauriciodez escreveu:
Acredito até que quem teve, foi por não prestar atenção no "purge" ou "remove".


Quando você tem uma distribuição focada em facilidade de uso o usuário de fato não presta atenção em praticamente nada, e isso é o padrão, é o normal. Basta ver que o Solus gerencia seus programas justamente por uma software center, é tudo gráfico, e até então, o usuário graficamente falando nem via nada relativo as dependências, o usuário comum não instala "um pacote", um usuário comum sequer sabe o que é um pacote, usuário comum instala "app" e "programa", e não faz ideia do que é uma "dependência", o usuário vai confiar que o sistema jamais vai se autodestruir.

Mas espero que no caso do Solus esteja tudo bem pensado.


5. Re: Mares revoltos por vir no Solus?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa elementary OS)

Enviado em 05/07/2018 - 11:14h

Só pra reforçar isso, olha o que diz aqui a Wikipedia do Solus no que se refere ao gerenciamento de pacotes e seu relacionamento com o usuário:

Package management is done through eopkg.[38] Michael Huff has quoted project founder and lead developer Ikey Doherty that Solus will not be defined by its package manager.[20] In a previous interview with Gavin Thomas from Gadget Daily on February 8, 2016, Doherty has stated that as an end user the goal is to actually not interact with the package manager, sharply outlining the project's direction in terms of user experience.[39] According to Doherty the goal is "to actually get rid of it, so the user doesn’t even know about it."[39] In Solus, the package manager is not intended to be used as a tool to deploy but to build software,[39] distinguishing it from less beginner-friendly practices on other Linux-based operating systems.


Obs: Ikey Doherty é o cabeça do Solus.


6. Re: Mares revoltos por vir no Solus?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/07/2018 - 11:25h

-uso ubuntu e derivadas desde 2008 e também nunca "buguei" meu sistema por causa de um autoremove
-logicamente já buguei por causa de outras peripécias
-mas comigo o autoremove "é inocente"

***********************************************
Itautec-w7535 (Ci3 + 4 GB + Intel-HD)


7. Re: Mares revoltos por vir no Solus?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 05/07/2018 - 15:58h

Em Sabayon e Gentoo, remover pacotes orfãos pode ser perigoso pq os gentoos tem muitas "cross dependencies", mas com cuidado, dá para fazer.
embora eu não use muito. Os HDs são muito grandes e se o pacote fica, não atrapalha, também.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


8. Re: Mares revoltos por vir no Solus?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa elementary OS)

Enviado em 05/07/2018 - 16:15h

albfneto escreveu:

Em Sabayon e Gentoo, remover pacotes orfãos pode ser perigoso pq os gentoos tem muitas "cross dependencies", mas com cuidado, dá para fazer.
embora eu não use muito. Os HDs são muito grandes e se o pacote fica, não atrapalha, também.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


Isso, com cuidado dá pra fazer, no apt, salvo o engano, saber usar o apt-mark já ajuda... mas o iniciante não quer nem saber disso (e francamente, pra que saberia?)


9. Re: Mares revoltos por vir no Solus?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/07/2018 - 17:46h

Solus até o momento é a minha distro principal, mas confesso que venho usando muito pouco, coisa de 5x no mês, ficando todo o tempo no W10 por necessidade.

Quando fiz a instalação no meu notebook foi feita uma atualização muito grande de pouco mais de 800MB, a ISO já tinha mais de 8 meses de lançamento e mesmo assim não aconteceram quebras no sistema, tudo funcionando numa boa.

Vejo que o Ikey vem se preocupando muito com a qualidade da distro e não acredito que essa implementação do autoremove vá quebrar o sistema. Tanto que não lançou o Solus 4 que virá com essa nova central, pq diz não estar pronto ainda, mesmo estando muito próximo do lançamento, ainda não possui uma data.

Pelo pouco que sei, as coisas no projeto são um pouco diferentes de outras distros, desde a segurança com os repositórios, até o sistema de lançamentos de atualizações e montagem dos pacotes.

Ikey era muito ativo em redes sociais e acabou sumindo para focar apenas no desenvolvimento da distro. Eles estão desenvolvendo muitas ferramentas que estão sendo incorporadas por outras distros, exemplo do LDM (linux-driver-management), Brisk Menu, entre outros.

O que vejo como problema é justamente isso. Acredito que o Solus será a primeira distro mais próxima do que é o windows e isso me assusta, pq já li em um desses Roundup que o objetivo deles é deixar a distro completamente automática, sendo transparente para o usuário do que está sendo instalado, mas existem coisas rodando que o usuário não precisa saber. Me pareceu um pouco contraditório.

Gosto do Solus, continuo achando um projeto incrível e com potencial para ser a distro mais fácil de todas para quem quer instalar e usar. Mas essa de "transparência" ainda está meio estranha e algumas intervenções preciso fazer na marra pq ela não aceita da forma padrão da distro. Exemplo é o tamanho da partição de boot, uso o tamanho padrão do W10 (100MB) e apenas com Solus tenho problema de espaço insuficiente pq o arquivo init dele é gigante 26MB se comparado com Ubuntu por exemplo. Tanto que eles pedem para usar uma partição acima de 500MB.

Continuo acompanhando o desenvolvimento, mas estou sempre de olho em outras oportunidades que possam me dar uma distro realmente transparente, caso o Solus vire muito a mão.

"Failure is an option here. If things are note failing, you are not innovating enough" - Elon Musk 







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts