removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 05/07/2018 - 17:46h
Solus até o momento é a minha distro principal, mas confesso que venho usando muito pouco, coisa de 5x no mês, ficando todo o tempo no W10 por necessidade.
Quando fiz a instalação no meu notebook foi feita uma atualização muito grande de pouco mais de 800MB, a ISO já tinha mais de 8 meses de lançamento e mesmo assim não aconteceram quebras no sistema, tudo funcionando numa boa.
Vejo que o Ikey vem se preocupando muito com a qualidade da distro e não acredito que essa implementação do autoremove vá quebrar o sistema. Tanto que não lançou o Solus 4 que virá com essa nova central, pq diz não estar pronto ainda, mesmo estando muito próximo do lançamento, ainda não possui uma data.
Pelo pouco que sei, as coisas no projeto são um pouco diferentes de outras distros, desde a segurança com os repositórios, até o sistema de lançamentos de atualizações e montagem dos pacotes.
Ikey era muito ativo em redes sociais e acabou sumindo para focar apenas no desenvolvimento da distro. Eles estão desenvolvendo muitas ferramentas que estão sendo incorporadas por outras distros, exemplo do LDM (linux-driver-management), Brisk Menu, entre outros.
O que vejo como problema é justamente isso. Acredito que o Solus será a primeira distro mais próxima do que é o windows e isso me assusta, pq já li em um desses Roundup que o objetivo deles é deixar a distro completamente automática, sendo transparente para o usuário do que está sendo instalado, mas existem coisas rodando que o usuário não precisa saber. Me pareceu um pouco contraditório.
Gosto do Solus, continuo achando um projeto incrível e com potencial para ser a distro mais fácil de todas para quem quer instalar e usar. Mas essa de "transparência" ainda está meio estranha e algumas intervenções preciso fazer na marra pq ela não aceita da forma padrão da distro. Exemplo é o tamanho da partição de boot, uso o tamanho padrão do W10 (100MB) e apenas com Solus tenho problema de espaço insuficiente pq o arquivo init dele é gigante 26MB se comparado com Ubuntu por exemplo. Tanto que eles pedem para usar uma partição acima de 500MB.
Continuo acompanhando o desenvolvimento, mas estou sempre de olho em outras oportunidades que possam me dar uma distro realmente transparente, caso o Solus vire muito a mão.
"Failure is an option here. If things are note failing, you are not innovating enough" - Elon Musk