Documentação das distros

1. Documentação das distros

Lucas
-qwerty

(usa Slackware)

Enviado em 18/04/2018 - 22:05h

Atualmente vejo varias perguntas que poderiam ser consideras 'desnecessarias' por aqui, eu também fazia isso. Até que resolvi experimentar o Slackware, eu procurava partes por partes do que queria fazer, até que encontrei a documentação.

Na documentação do Slackware encontrei de tudo e muito mais sobre oque fazer no terminal e no sistema. Só estou criando este tópico para que os novos users estejam ciente de que dependendo da distro que use, você poderá ler a documentação e se informar mais. Já deveriamos fazer isso ao iniciar, mas assim como eu outros também podem precisar de uma ajuda para ver.

LEIA A DOCUMENTAÇÃO DA SUA DISTRO !!

Documentação do slack: http://slackbookptbr.sourceforge.net/livro/slackbook.html#toc68


  


2. Re: Documentação das distros

Matheus
pylm

(usa Gentoo)

Enviado em 18/04/2018 - 22:08h

Quem tem interesse vai procurar a resposta antes de perguntar e acabar caindo na documentação ou nos forums da distro, esse tipo de comportamento não muda até o usuário tomar vergonha na cara. Ironicamente é mais demorado perguntar aqui do que ir atrás da resposta você mesmo, vai entender.
Hoje mesmo um cara fez um tópico dizendo usar kali linux e não conseguir instalar o utorrent pois o tutorial que ele seguia incluía um wget www.link-morto.com e ele não conseguia avançar a partir dali.


3. Re: Documentação das distros

Will D. Magno
Zoma

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 18/04/2018 - 22:21h

O problema é que a maioria das documentações das distros estão em inglês e quem não sabe inglês tá ferrado, até mesmo os comandos no terminal são em inglês. Google tradutor nem sempre vai ser a solução, ainda mais há risco de na tradução da página modificar os comandos.

Algumas distros como Arch que tem alguma documentação em PT-BR ainda assim não é tão completa quanto a versão inglesa.


4. Re: Documentação das distros

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/04/2018 - 22:26h

90% dúvidas iniciante tem resposta pronta no Google
Problema é saber filtrar boas fontes.



5. Re: Documentação das distros

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Devuan)

Enviado em 18/04/2018 - 22:43h

O problema deles é de preguiça mesmo.


--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://encurtador.com.br/CGNU5
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/

***Diga NÃO ao consumo desenfreado de memoria ram das interfaces gráficas***
http://webm.land/media/nzgR.webm


6. Re: Documentação das distros

Fernando T. Da Silva
nandosilva

(usa Lubuntu)

Enviado em 18/04/2018 - 22:44h

O Linux Mint é uma das poucas distro ou única que pelo menos que eu conheça que tem manuais em português para interface da ISO que você escolheu para baixar, explicando os detalhes e aplicações do seu desktop, muito útil para iniciantes no Linux, mas para os mais experientes pode ser dispensado mesmo que nunca usou tal interface X, mas já passou por várias outras.

Aqui tem ajuda para instalação, preparação, drivers e codecs e soluções de problemas, além de manuais em pdf do seu desktop da sua ISO escolhida para instalação, muito bom.
https://www.linuxmint.com/documentation.php




7. Re: Documentação das distros

Jose Mario
zezaocapoeira

(usa Slackware)

Enviado em 18/04/2018 - 23:08h

Salve galera.

O problema é que as palavras novato/iniciante foram banalizadas , se assemelhando a incapacidade e mediocridade.

Também acontece é que tem gente que alimenta esse tipo de pensamento criando uma corrente, e se aproveitam disso para se autopromoverem.

Quando pedem ajuda querem tudo mastigado e se alguém indica usar algumas linhas de comandos e ler a documentação do que vai usar, ficam de mimimi.

E também vem o efeito manada dos "youtubers" , com muitas explanações falaciosas/utópicas.

Com isso muitas pessoas acreditam que as opiniões/conteúdos que eles produzem são absolutos, substituindo até mesmo os conteúdos oficiais dos desenvolvedores/responsáveis por algum projeto.

Atualmente o pessoal está perdendo aos poucos a capacidade de pensar por conta própria, precisam sair de suas zonas de conforto.

Obrigado pela atenção, salve!!!


8. Re: Documentação das distros

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 19/04/2018 - 09:57h

Ola,

normalmente a documentação resolve problemas gerais; para assuntos muito específicos existe a necessidade de se usar o Google e em muitos casos não é garantia na resolução do problema. Algumas vezes a documentação é muito complexa e usuários iniciantes (e até mais experimentes) não irão enteder o que esta escrito. E infelizmente, já encontrei casos de documentação mal escrita, que fornece uma solução incorreta ao problema!

E tem também o problema do idioma: o inglês é o idioma padrão do mundo globalizado; se voce não entende está em grande desvantagem. Claro que existe o esforço de traduções, mas o material traduzido não se compara em quantidade (e algumas vezes em qualidade) ao que existe em inglês. E também tem o fato do Brasil não ter uma distribuição Linux importante. Olhando bem as 100 primeiras distribuições no DistroWatch, que são usadas pela esmagadora maioria dos usuários, não há nenhuma brasileira! Quase todas as distribuições foram feitas por pessoas que tem o inglês como idioma principal. Algumas exceções conhecidas seriam: Antergos da Espanha; Mageia da França; Manjaro da Austria/Alemanha/França; Deepin da China; e OpenSuse da Alemanha.


9. Re: Documentação das distros

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 20/04/2018 - 13:58h

Olha, a documentação é extensa, em algumas distros, como em Slackware, Debian, Gentoo... Mesmo em Fedora e openSUSE (em alguns países). Em Sabayon é razoável.

Mas, em distros com menos documentação, atualmente, tem muita coisa na Internet, dá para usar bem, basta procurar.

E ainda, com um pouco de prática, dá para ver que um procedimento para Debian, pode servir para Ubuntu, um de Arch, pode servir pro Manjaro, um de Gentoo, pode servir no Sabayon, no Calculate.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts