adrisiq
(usa KDE Neon)
Enviado em 22/06/2023 - 18:37h
Se a sua máquina possui suporte para UEFI (aquela BIOS moderna com suporte para mouse), então é bom você recriar a tabela de particionamento do SSD no formato GPT.
Apague todas as partições. Entre na BIOS da sua máquina e coloque para dar boot via UEFI, em seguida inicie a instalação do Windows. Quando chegar na parte de particionamento, você põe para criar a primeira partição com o tamanho desejado para ser usado no Windows (reserve um tamanho para o Linux), as demais partições devem ser criadas automaticamente (a partição de recuperação do Windows e a partição do UEFI). Finalize a instalação do Windows.
Com o Windows pronto, dê boot pelo pendrive com o Linux desejado, na parte de particionamento selecione o espaço que não foi usado e crie a partição para usar no Linux. Você pode querer criar ou não uma partição de swap, caso não queira você pode usar um arquivo para swap. Não precisa recriar a partição do UEFI, pois ela é compartilhada. No instalador do Linux, vai pedir para selecionar o local de instalação do bootloader, você precisa selecionar o SSD (por exemplo /dev/sda). Só finalizar a instalação.
Quando você reiniciar, se não aparecer a tela do bootloader para selecionar o sistema operacional, entre no Linux, abra um terminal e digite isso:
sudo update-grub
Esse comando vai escanear o SSD em busca dos sistemas operacionais instalados.