ron_lima
(usa Slackware)
Enviado em 10/03/2009 - 08:48h
Se você quer programar em linguagem C, eis algumas dicas:
1. Descole o livro "A Linguagem C" de Brian Kernighan e Dennis M. Ritchie. Esta é a melhor obra que existe sobre o assunto. Sugiro uma leitura criteriosa do livro, do início ao fim. O livro foi escrito para ser lido capítulo após capítulo. Dê preferência à obra original em inglês, pois as traduções não são confiáveis.
2. C é uma linguagem como qualquer outra. Saber a linguagem não significa que você saiba programar. É importante conhecer algoritmos, estruturas de dados e princípios de modelamento e projeto de software. "The art of Computer Programming" do Donald Knuth é uma obra excelente sobre o assunto. Há também o livro "Introduction to Algorithms" de Ronaldo L. Rivest et al, que também é uma excelente obra sobre o assunto.
3. Não se prenda a uma plataforma. Saiba programar para todas. Um programador de verdade desenvolve programas, qualquer que seja a plataforma e a linguagem. A plataforma linux, na minha opinião, é excelente como um início devido às excelentes ferramentas disponíveis. A plataforma Windows sofre de uma certa carência de ferramentas de desenvolvimento, apesar de já haver várias iniciativas para a plataforma, como o Cygwin e o próprio Visual Studio Express, uma versão lighweight do IDE da Microsoft.
4. Não se prenda a nenhum IDE. Tente aprender a usar tudo "na unha" antes de partir para um IDE qualquer que seja. Aprenda um editor de textos, qualquer que seja. Torne-se um mestre nele. Eu escolhi para mim o emacs, mas qualquer editor de textos que tenha syntax highlighting e permita um mínimo de programação de macros é bem vindo, como o notepad++, vim, ultraedit. Não importa qual editor de textos você escolha, contanto que você seja produtivo com ele.
5. Aprenda a ler código. Um grande problema dos programadores atuais é a preguiça em ler código. Quanto mais código você ler, melhor. Ler código dos outros é interessante para aprender como alguém pensou em resolver um determinado problema, mesmo que não concordemos com a solução dada. É uma forma de treinar os olhos para achar defeitos em código de terceiros.
6. Escreva muito código. Sempre que estiver estudando determinado assunto, escreva programas pequenos para fundamentar seu conhecimento. Quanto mais você escrever, melhor. Tente sempre se manter conciso e objetivo. Código tem de ser objetivo e coerente.
Espero que essas dicas lhe sejam úteis.