eduveks
(usa Fedora)
Enviado em 03/01/2012 - 12:29h
ok! então o teu problema não é se quer entender a utilidade de Lua e sim de linguagens de scripts como um todo.
bem linguagens de scripts são linguagens que (podem ser compiladas) mas que no fundo são interpretadas.
ou seja, n é feita para o SO executar diretamente, é para ter um intermediário pelo meio, que a entenda e que a faça executar por sua vez.
então imagina, vc faz um sistema, que começa a crescer, começa a demorar uns 5 minutos para compilar e dps para chegar na parte do código q vc esta desenvolvendo vc tem que passar por diversos passos. e quando chega lá, esta dando erro e tem que ficar refazendo isto dezenas de vezes até acertar tudo para executar bem.
não seria mais fácil se vc tivesse esta parte sendo executada sempre que vc quisesse sem ter q compilar tudo e executar do zero? por exemplo, no clique de um botão, sempre q vc clica no botão reexecuta a alteração que vc fez sem ter q matar o programa e nem recompilar... quanto tempo vc ganharia ai?
agora imagina nos jogos, tem um bug q acontece quando o teu heroi abre a porta 100, mas para testar vc tem q passar por 99 portas...
[*****] ficar testando isto n? então n é mais fácil testar sempre q abre a porta 100? assim basta fecha-la e abrir-la outra vez para reexecutar a alteração.
bem assim por alto, as linguagens de script te ajudam neste tipo de situações e mais.
o problema é q n são tão rápidas como se fosse C puro, mas ai entra a vantagem do Lua, q é bem rápida e consome pouca memória e por ai fora, o impacto na performance no teu programa com Lua é muito reduzido.
por estas e outras q usam tanto em jogos...