stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 13/03/2009 - 11:09h
1) Como já foi falado, multiplataforma... imagine só o programa do imposto de renda que os caras precisam atualizar e modificar todo ano, fazer uma versão para linux, outra para solaris, outra para bsd, outra para windows... imagine o custo.
2) Custo... o java tem o poder de uma linguagem como c++, tem tudo quanto é tipo de API e Biblioteca, e graças a isso, aliado ao garbage collector, facilita o desenvolvimento de qualquer programa, diminuindo o custo do mesmo.
3) Manutenção... o java força o uso de orientação a objetos o que aliado a um bom framework tende a deixar o sistema mais organizado e de manutenção mais facil, economizando na manutenção!
Como tudo na vida, java não é perfeito, e por ter uma maquina virtual no meio do caminho, é mais lento que qualquer linguagem nativa... a vantagem do programador não ter que se preocupar com o gerenciamento da memória (na maior parte dos casos), torna o sistema mais lento e logicamente não serve para tudo quanto é tipo de coisa. Nada impede sistemas grandes serem feitos em java, inclusive há diversos frameworks e componentes que conseguem tirar melhores resultados (com maquinas potentes) do que com outras linguagens como C++.
Cada linguagem tem seu objetivo... cada cabeça uma sentença!!!
Como a maior parte dos sistemas são feitos para resolver problemas relacionados a negócios de empresas que não são exclusivos de tecnologias mas de outras areas, java se encaixa perfeitamente na resolução destes, aliado aos outros beneficios se torna a linguagem do momento principalmente neste foco.