primeiros passos

1. primeiros passos

Nayrisson
cshomaru

(usa Outra)

Enviado em 02/08/2010 - 09:23h

aew pessoal é o seguinte tenho um computador velho em casa e to querendo colocar ele pra funcionar vi uma vez um computador com as mesmas configurações que são AMD K6-2 500 MHZ e 128MB como servidor to querendo fazer o mesmo. O problema é naum sei muita coisa no linux e também qual a melhor distribuição. Obs: esse servidor é para uma rede que tenho com 3 computadores. instalei o ubuntu uma vez no meu pc gostei e tudo mais naum consegui configura-lo totalmente mais agora to querendo migrar de vez para o linux o q vc me aconselham....


  


2. Re: primeiros passos

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 02/08/2010 - 09:33h

VocÊ pode instalar Debian + fluxbox. Ou se preferir uma distribuição mais minimalista, pode optar pelo Damn Small Puppy Linux.

E quanto a aprender a usar o Linux, você pode começar lendo o Guia Foca e alguns artigos aqui do Viva o Linux e também do Guia do Hardware.


3. Apenas ponderando

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/08/2010 - 10:13h

Existem muitas soluções teóricas, e algumas soluções práticas. Apesar de tudo eu sempre preferi essas últimas.

Você poderá SIM usar um K6 500 com 128MB RAM como servidor em uma rede do tipo doméstico, preferencialmente em modo texto.
Porém será útil que seus demais computadores sejam "melhores" que isso, exatamente por causa da interface gráfica onde você pecisará de PELO MENOS 192MB em cada micro para começar a trabalhar com algum conforto (as distros modernas exigem isso).

E é exatamente o Ubuntu - nesse momento - o menos indicado para uma rede baseada em K6.
Para quem tem o Inglês como lingua nativa, qualquer distro antiga com seus aplicativos simples poderá servir. DSL ou Puppy seriam ideais. No entanto, aqui jamais dispensamos o suporte para nosso idioma, isso tanto para o sistema operacional quanto para as aplicações. Vamos precisar editar nossos textos - por exemplo - com acentuação correta, não é mesmo?

Experimente distros com o Fluxbox ou outros "*box" como interface gráfica.
Nem sequer tente usar KDE ou Gnome ou outras, pois você sempre irá esbarrar nesse problema da memória (infelizmente as atuais "necessidades" de computação exigem muito mais dos micros que há cinco anos atrás - e para fazer AS MESMAS coisas).

Existe um projeto chamado LSTP que tudo faz crer que funcionaria a contento, porém é muito complexo para quem se intitula "novato" no Linux.
E sempre haveria o detalhe da memória.

Então o caminho é mesmo por aí: Experimentar. Os colegas certamente terão melhores sugestões.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts