hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 05/12/2017 - 10:08h
Henrique - RJ escreveu:
@vitortakai
Antivírus para Linux já conheço bem.
Use o Sophos Free para Linux que tem uma detecção muito boa e escaneamento em tempo real inclusive de caches de navegadores como Firefox e Chromium.
ClamAV não possui escaneamento em tempo real só manual por terminal.
Para baixar o Sophos tem que preencher um cadastro no site do programa por exigência do governo inglês.
Mas já te aviso que esse antivírus deixa o uso do sistema um pouco preso principalmente em máquinas velhas.
Olha, eu detesto ficar voltando no mesmo assunto ainda mais pra discordar de um colega, mas nesse caso não dá pra evitar.
Com certeza o sistema fica preso. Pra ficar fazendo monitoramento em tempo real, isso significa mais um processo (e talvez com vários subprocessos) rodando o tempo todo, consumindo recursos do sistema. E tudo isso pra que? Pra que monitorar cache do navegador? Ou seja, é um processamento gratuito. E digo mais, ficar monitorando cache de navegador é uma coisa muito sensível, vai ter senhas, preenchimentos de formulários, várias informações pessoais são gravadas em cache de navegador. Como garantir que o anti-vírus não se aproveita disso pra capturar informações que lhe possam ser benéficas?
Por isso que eu acho que se (e há um grande SE aí) for usar anti-virus no Linux, tem que ser o ClamAV. Só pra verificações pontuais (manuais, obviamente) pra quando for compartilhar arquivos com alguém. Além do mais, não tem que fazer cadastro nem nenhuma outra burocracia que no fim só serve pra ficar recebendo spam. A propósito, clamav tem interface visual sim, até mesmo plugins pra integrar com os navegadores de arquivo, assim você pode selecionar um arquivo e mandar escaneá-lo. Se quiser deixar escaneamento automatizado, temos agendamento de tarefas justamente pra isso. Aí fica a seu critério, deixar as verificações pontuais ou automatizadas.
E outra, o ClamAV está nos repositórios das principais distribuições Linux, ou seja, pode ser atualizado automaticamente, junto com os outros programas. E nem preciso comentar o fato de ele ser de código aberto, né?
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira