cytron
(usa Slackware)
Enviado em 29/01/2009 - 10:28h
Vou ser sincero com você... Durante alguns anos você encontrará pessoas te pressionando para colocar windows (isso se windows durar tanto tempo hehe). Mas cá entre nós? Você vai comprar a licença de uso (em média acima de 270,00) ou vai fazer como a maioria? (instalar um pirata e se tornar um criminoso contribuindo para a pirataria e disseminação de vírus). Criminoso é um termo muito forte, mas essa é a realidade, o diferencial é que todos já estamos acostumados a ver windows, office, winrar, acdsee, photoshop e tantos outros instalados por aí sem licença. Tudo ficou normal. É como comprar algo no supermercado e deixar o troco de 1 centavo. Estamos acostumados.
Não sei qual é a distro que veio no seu PC, mas "provavelmente" não é Ubuntu (ou Kubuntu) 8.10, então te aconselho a instalar Kubuntu, eu poderia dizer Ubuntu, mas "K" parece mais fácil pra quem está começando.
Tendo Linux no seu PC você estará a salvo de milhões de vírus que trafegam por aí, você terá um sistema mais estável e seguro, pode acessar a conta do seu banco mais tranquilamente (desde que seu provedor seja confiável), nem todos vão querer ficar fuçando no seu PC quando não está em casa. Não apagarão "acidentalmente" seus arquivos pessoais. Baixar e instalar programas é bem mais fácil.
Eu poderia ficar aqui citanto dezenas de benefícios, mas não preciso.
Grandes motivos pelo qual as pessoas ficam nos pressionando para colocar windows é:
* Elas não sabem mexer em outra coisa;
* Alguns se sentem inferiores por não dominar seu PC (já que se consideram "feras");
* Acham que Linux não "abre" documentos gerados no windows (falta de informação);
* Os técnicos não sabem usar Linux e dizem que esse sistema é novo e ainda não funciona direito (nunca mexeram em Linux e vão perder clientes, principalmente porque não precisa ficar formatando);
* Os vendedores não sabem o que é Linux, mas sabem que o PC fica mais barato com ele, e já dizem logo: "Eu conheço um cara que instala windows pra você", com isso o cliente acha que é uma estratégia "por fora" que vai lhe gerar grande benefício, afinal... já ouviu muito falar de windows.