lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 15/09/2012 - 11:18h
guilhermerba escreveu:
Olá tenho Mandriva,Ubuntu,Lubuntu,Debia,openSUSE,Windows 7 e Windows 8, eu gostaria de saber quantos sistemas eu posso colocar no meu notebook e como ?
ACER ASPIRE 5251-1927
4gb de memoria
250gb de HD
Obrigado
Assim, com esse HD todo não sei se vai ser prático ter tantos OS no mesmo computador. O que você pode fazer:
1) Instala primeiro o Windows 7. Pelo instalador do Windows, cria uma partição no início do disco de 40GB, e não particione o resto. O instalador vai criar aquela partição de 100MB antes da partição de 40GB, deixe-a em paz, bem como deixe em paz o espaço não particionado após os 40GB. Instale o Windows 7 na partição de 40GB. Faça a instalação normalmente, e quando ela terminar reinicie o computador e arranque pelo instalador do Windows 8.
2) Instale agora o Windows 8. Pelo instalador do Windows 8 crie uma partição de 40GB e não particione o resto. Instale o Windows 8 nessa partição. Faça a instalação normalmente e reinicie o computador. Termine a instalação normalmente. Reinicialize o computador e arranque pelo CD da primeira distro que você queira instalar.
3) Pelo instalador da distro, crie uma imensa partição lógica contendo todo o resto não particionado do disco. Crie uma partição de 6GB no final do disco para ser sua partição swap e uma partição 100GB no final do disco (antes dessa swap) para ser uma /home compartilhada, formato ext4 que qualquer distro reconhece. Aqui é que vai ficar o pulo do gato. Crie antes dessa /home uma partição de 10GB para ser a raiz dessa distro. Instale a distro normalmente.
Até agora você tem o seguinte esquema de particionamento:
100MB - bootmgr Win7
40GB - Win7
100MB - bootmgr Win8
40GB - Win8
+/- 50GB - espaço livre
10GB - raiz da primeira distro
100GB - /home compartilhada
6GB - swap compartilhada
4) Para instalar as demais distros, use a swap e a /home compartilhadas, e crie as raízes no espaço livre não-particionado. Em hipótese nenhuma você deve adicionar as demais partições-raiz no fstab das outras distros.
5) Após instalar todas as distros (seis no total se você usar este esquema), lembre-se que os usuários precisam ter os mesmos nomes em todas as distros instaladas para que eles possam ter acesso aos seus arquivos independente da distro que está rodando. Aproveite e instale o pacote ntfs-3g pra poder montar as partições Windows no fstab, e o pacote qemu para usar o Windows 7 ou 8 instalados como máquina virtual.