removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 02/09/2008 - 10:05h
Apesar das brincadeiras acima, vou dar a minha opinião.
E, veja só, aqui no VOL deve haver vários especialistas em informática e ciência da computação que poderiam te dar informações técnicas.
Eu não sou um deles, então vou te contar só a minha experiência.
1 - Para começar o Linux é gratuito. Acho ultrajante pagar o valor que a MS cobra pelos seus softwares quando, inclusive, penso que não deveria existir, sequer, patente para programa de computador. E como no Linux há softwares abertos de tão boa qualidade quanto os da MS, não vejo razão para me submeter à ela.
2 - Penso que os softwares abertos são um bom caminho para democratizar o acesso às novas tecnologias, à informação, à educação, etc. Neste sentido, também penso que não há razão para o Estado brasileiro usar softwares pagos, quando temos disponíveis softwares abertos.
3 - Na minha máquina (Core 2 Duo, não lembro quantos MHz, e 2MB) o Ubuntu (a distribuição que escolhi) roda sensivelmente mais rápido que o Windows Vista e um pouco mais rápido que o XP.
4 - Como o Ubuntu é muito mais personalizavel e bonito que o windows (principalmente o XP), o meu Gnome tem sempre a cara que eu quero que ele tenha e corresponde ao meu humor. Gosto disso. É mais prazeroso ligar o computador e iniciar no Linux do que no Vista (que também tenho instalado para casos emergenciais: arquivos .docx, p. ex.).
5 - A frequencia de atualizações do ubuntu me dá segurança e a sensação de que há coisas sendo feitas para melhorar o sistema e que os defeitos vêm sendo corrigidos. O sistema de atualização é fácil, rápido e eficiente. O windows apresenta certos vícios que demoram muito para serem corrigidos e quando o são, através do windows update, nem sempre as coisas acontecem às mil maravilhas. Sem contar que o sistema de atualização te obriga a reiniciar o computador sempre. E o windows reinicia muito mais lentamente que o Linux.
6 - Não há vírus para Linux. Ao menos, não da mesma maneira que há para Windows, o que, para um usuário caseiro como eu, dispensa anti virus e firewalls configuradíssimos que te obrigam a aprender coisa que eu não quero aprender e nem tenho tempo.
7 - Meu linux não trava. Há, certamente, vezes que um programa dá um pau. Mas nada impede o funcionamento do sistema como um todo. Não acontece a famigerada tela azul. Não congela o computador. Algum problema, resolvo matando o serviço e reiniciando o programa. Prático e fácil.
Isso é tudo que pude pensar agora. Acho que há mais, mas essas são as principais vantagens que eu, como usuário amador, percebí.
Espero ter ajudado.
Abs
- Lucas