ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 18/06/2016 - 03:18h
Um dos problemas no Linux é que um procedimento que é válido para uma distribuição pode não ser completamente válido para outra. No presente caso vou tentar explicar como pode ser feito no Linux Mint Xfce (no Ubuntu pode ser parecido), peço não decorar e sim tentar entender o principio da coisa e adapta-la ao seu caso específico.
Existe diversos tipos de "links" (atalhos, ligações, URL(s) ...) cada um com um comportamento um pouco diferente.
1ª Maneira:
No gerenciador de arquivos arraste para a Área de trabalho, com o botão direito do mouse, a pasta para a qual deseja criar um link . No menu de contexto que se abrirá clique em "ligação aqui". Será criado na Área de Trabalho um ícone em forma de pasta com um "emblema" em forma de uma seta e com o mesmo nome da pasta alvo. Pronto! Obs: o nome voce pode modificar, o resto não.
Não recomendo fazer assim em virtude do atalho criado para a pasta alvo ter a "cara" de um atalho mas seu conteúdo (pastas e arquivos) se comportam como objetos reais. Em outras palavras, se voce deletar a "pasta atalho" na Área de trabalho voce estará deletando apenas um atalho mas se deletar alguma coisa dentro dessa "pasta atalho" a coisa vai ser realmente deletada. Isso confunde uma pessoa desprevenida.
2ª Maneira (recomendada)
No gerenciador de arquivos, se posicione dentro da pasta alvo. Configure para que a "barra de endereços" (ou "janela de endereços" ou "setor de localização", é tudo a mesma coisa) se apresente na forma de "texto caminho" e não na "forma de botões". Isso é só para voce copiar o endereço completo da pasta alvo sem ter que digitar nada.
Clique com o botão direito do mouse na Área de trabalho. No menu de contexto que se abrirá, clique em "Criar ligação para Url" Na janela que se abrirá (chamada de "criar ligação") digite:
- um nome para sua ligação. Ex: Meus documentos no Windows
- um comentário (opcional). Ex: Atalho para Meus documentos no Windows
- no campo URL: cole o endereço completo da pasta alvo (ver parágrafo anterior)
- clique no botão ícone e escolha um icone para sua ligação
- clique no botão "criar"
Pronto!
Se ao clicar no Ícone (ligação) criado, uma janela se abrir avisando que o lançador não é confiável e etc e tal, simplesmente clique no botão "marcar como executável".
Desta 2ª Maneira sugerida, ao clicar no Ícone criado na Área de Trabalho, o gerenciador de arquivos se abrirá automaticamente direto na pasta alvo, não haverá "pasta atalho" confusa na Área de trabalho, haverá apenas o ícone que voce criou, o qual pode ser deletado sem risco algum para sua pasta alvo e seu conteúdo.
Como disse anteriormente, cada distribuição Linux tem suas particularidades e pode ser que o Ubuntu não permita o procedimento aqui descrito.