luiztux
(usa Gentoo)
Enviado em 19/01/2016 - 12:34h
Na minha opinião isto é muito relativo.
Veja, para instalar o Gentoo, do básico, demora muito tempo (muito mesmo) em uma máquina modesta. Depois de totalmente instalado e tudo funcionando normalmente, ao instalar ou atualizar, dependendo do pacote, demora até 3h ou mais. Porém, ao usar o sistema e tudo o mais, ele é super rápido (rápido mesmooo). Mais rápido que distro recém instalada. E você pode usar e abusar do sistema que não sobrecarrega a máquina mesmo com configurações modestas de hardware. Você pode otimizá-lo (no momento da instalação) para máquinas velhas, sem problema algum. Este é um dos grandes poderes desta distro. Ao contrário daquelas que instalam pacotes binários que com o tempo vai inchando e deixando o sistema lento.
O ponto que quero chegar é: você pode usar o Gentoo com o KDE5 ou Unity (por ex.) em uma máquina antiga. Claro que não vai ficar as mil maravilhas igual a uma máquina potente, até porque o sistema não faz milagres, mas dá pra utilizar.
O gargalo está na hora de compilar os pacotes, pois, mesmo otimizado para a máquina, ele vai consumir muitos recursos no momento da compilação. Só que o benefício vem depois...
Neste caso ele será considerado uma distro leve?