albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 05/09/2016 - 20:52h
Tenho a distribuição Manjaro instalada e pelo que percebo ela é uma coleção de 1043 (por enquanto pois eles são volateis e removiveis) e tudo nela gira em torno de pacotes.
A começar pelo kernel que como a comunidade explica ele é explicitamente um software (https://www.vivaolinux.com.br/linux/).
Mais ou menos.... Em palavras simples Linux é o Kernel.... o "programa" do núcleo.
Em Windows, seria um software.... em Linux, "pacote". Chamamos assim porque é empacotado.... todos os prograas, já binários, são pacotes.... quando não compilados são fontes...
Todo o "resto" da distro é GNU.... ambiente gráfico, outros pacotes, tocadores etc... Portanto uma Distro é o Kernel Linux, mais os pacotes GNU.... Manjaro e as outras Distros.
Percebi também que os comandos basicos do sistema (ls, cp, mv, mkdir, chmod) em sua grande parte fazem parte do pacote de softwares GNU coreutils ou por exemplo o comando file possui um pacote especifico dele.
não é bem.... os comandos básicos são do interpretador de comandos.... em geral o pacote bash.... Mas o bash e outros interpretadores de comando, também, em geral, tirando os mais recentes (fish, por exemplo) são herdados do Unix.
Até mesmo a estrutura de diretorios (raiz / , /bin , /boot , /dev , /etc)
ou FHS possui um pacote especifico para ela
https://www.archlinux.org/packages/core/x86_64/filesystem/
Sim, o core.... mas ela, estrutura dos diretórios é herdada do Unix, é parecida com a do Unix...
Ai vem uma duvida, se eu remover esse pacote os diretorios iriam sumir? (só quero saber por curiosidade pois obviamente não vou remove-lo)
nunca tentei tirar, mas acredito que quebre sim
Pelo que estou percebendo após ocorrer a instalação do sistema ele se torna modular no sentido de que ele funciona inteiramente através de pacotes. Eu posso remover e instalar pacotes tornando ele mais enxuto ou maior de acordo com a minha necessidade.
Nem todos os Linux são MODULARES.... Apenas os que tem pacotes e árvore de diretórios independentes
São modulares o Slackware, o Arch e derivados (como o manjaro), o Gentoo e derivados (como a que uso, sabayon).
O Ubuntu e os Debian não são tão modulares.... já reparou que se vc tem um manjaro KDE, vc pode instalar os pacotes do GNOME e terá os dois ambientes gráficos, sem misturar os menus?
Pois é.... mas nos Debian, nem sempre pode,,,, às vêzes misturam os menus sim....
Quando estava no windows não costumava fazer esses questionamentos e na realidade nem conseguia adquirir essa percepção. Parece que ao entrar no mundo dos sistemas operacionais livre a percepção de como um sistema realmente funciona e interage com o hardware aumenta.
sim, é verdade... mas é porque windows e MacOS são meio "escondidos", para não deixar mexer.... em Linux, não, ewm Linux vc pode fazer o que quiser
Afinal na propria wikipedia a definição de sistema operacional deixa claro que ele é um conjunto de programas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operativo
Essa percepção que adquiri de que o sistema é baseado apenas em pacotes é exclusiva do manjaro ou é uma caracterisca de todas distribuições GNU/linux?
como expliquei acima, nem sempre.... pacotes são os binários,,,, mas windows também..... o kernel, as DLLs , os ambientes gráficos são programas, também.
pacotes independentes, modulares, alguns linux são, outros não. e não é só baseado nisso, linux.... em windows, o hardware é reconhecido por drivers binários e bibliotecas DLL,
já em Linux e Unix, o que reconhece o hardware, a maior parte não são drivers, são módulos de kernel, cuja configuração é regulada por arquivos de texto e scripts.
ainda outra característica do linux.... o root e os usuários são regulados e controlados por um sistema de "permissões, usuários, donos e grupos" que é adequada para funcionar bem e muito bem bolada....
Ela precisa ser certinha, pq o root escreve automático nesses arquivos de configuração. Ex. vc sabia que seu pacote networkmanager pode editar seu resolv.conf?
um exemplo, já aconteceu aqui.... o usuário queria acessar tudo, direto como root, aí ele fez tipo isto (NÂO FAÇA!)
sudo chmod -vR 777 /
sudo chmod -vR 777 /home
aí o resultado? quebrou.... nada mais funcionava.Porque? pq ele esqueceu que dentro do /, do /etc tem pastas e arquivos cujas permissões são diferentes! Ainda, /home "é do usuário" mas a /, /etc/ , /var são "do root"...
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas:
Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.