Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 11/04/2010 - 09:10h
Concordo em que o início de tudo seja dar uma olhada no Guia Foca, porém não se deixe intimidar com o imenso conteúdo daquele guia, pois no dia a dia não se precisa ter todo aquele conhecimento.
Você precisará apenas de uma pincelada, do básico.
Ninguém entende de Windows como deveria, e com Linux não é muito diferente.
Já houve época em que Linux era coisa para "gênios", mas esse tempo já passou.
Acho que a melhor maneira de aprender é brincar um pouco com os live-CDs das distribuições indicadas pelos colegas - mesmo sem instalar no HD.
Linux tem como principal diferença o fato de não ser um sistema operacional "engessado" como o Windows (não digo isso no mau sentido, apenas que o Windows é uma espécie de "prato feito" e o Linux uma espécie de "self service" onde as opções são tantas que muitos ficam confundidos ou deslumbrados).
Toda a produtividade que se consegue no Windows se consegue de alguma forma no Linux, às vezes até mesmo com programas "para windows".
Portanto, o melhor mesmo é experimentar várias distros, e decidir por si próprio. Cada uma terá um "sabor" diferente, alguma coisa será melhor, outra será pior, e por aí vai.
Há diferenças entre as interfaces gráficas, os gerenciadores de pacotes, e a própria maneira como os diversos sistemas operacionais reconhecem e/ou descrevem o hardware.
Assim como os veículos automotivos têm câmbio manual ou automático, com embreagem ou não, se são esportivos ou utilitários, furgões, caminhões, vans, pickups, se têm tração em duas ou quatro rodas, se cabem duas, cinco, sete, nove ou quinze pessoas, se têm duas ou quatro portas, etc., assim também as várias distros Linux se adaptam ao perfil do usuário (e não o contrário).
Uma coisa é certa: Com o Linux (e/ou outros sistemas operacionais), você passará gradativamente a conhecer seu PC como ele realmente é.
Vá com calma, que todo o conhecimento necessário chegará em seu devido tempo.
Dou ênfase à parte prática. A melhor forma de aprendizado é procurando fazer, procurando descobrir.
E tudo que você achar "difícil", é só postar aqui, pois essa turma gosta de ajudar. Apenas tenha cuidado de especificar sua dúvida ou seu problema de forma objetiva: Especifique o que você desejava fazer e não deu certo, o que aconteceu, qual a distro que você está usando (às vezes que tipo de hardware), coisas assim.
E também, fazendo uma busca no topo desta página pelo assunto de seu interesse, você terá vários tópicos já discutidos e/ou solucionados, que igualmente servirão de aprendizado.
Seja benvindo, e boa sorte!