removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 15/02/2017 - 17:43h
Amigo, a princípio, a maioria das distros pode rodar nesse seu notebook, dependendo de alguns fatores.
Para escolher uma distro vc precisa considerar alguns fatores, dentre os quais eu destaco os seguintes fatores:
1. Finalidade - vc quer uma distro pra aprender Linux ou apenas para uso diário.
2. Nível de aprofundamento que vc deseja alcançar - dependendo do quão profundo vc quer ir no Linux, vc pode escolher desde as distros mais completas, prontas para uso, como o Linux Mint, até uma distro que vem com quase nada como o Arch Linux.
3. Tempo disponível pra aprender - se quiser uma distro para aprendizado a fim de alcançar um nível mais profundo de conhecimento em Linux, considere quanto tempo vc tem pra empregar nesse propósito. Distros como o Arch, o Gentoo e o Slackware e o próprio Debian (não tanto quanto essas três, mas precisa de um tempinho pra aprender) demandam mais tempo para o aprendizado se vc não está tão familiarizado com o mundo Linux. Mas distros como o Mint, Fedora, Ubuntu (e suas variáveis gráficas), não exigem tanto tempo nem conhecimento muito aprofundado de informática e programação.
4. Hardware - Algumas distros são mais pesadas que outras, isso é fato. Então é importante considerar o hardware na hora da escolha da distro e, principalmente, da interface gráfica. Com 2GB de RAM, as interfaces mais recomendadas (mais leves) são o XFCE, LXDE e MATE, que não exigem muito da RAM. O Unity (do Ubuntu) e o GNOME, já puxam um pouco mais por conta dos efeitos visuais.
Isto posto, caso vc considere usar uma distro apenas para uso doméstico ou pessoal, em atividades simples como edição de textos, apresentações, ouvir música, assistir vídeos do hd e da internet, fazer downloads, etc..., sem interesse de aprofundar conhecimentos no Linux, sugiro a vc:
-LUbuntu
-XUbuntu
-Linux Mint MATE
Todos da família .deb, que são as que mais possuem informações na internet para pesquisa e quase tudo é configurável por modo gráfico.
Se vc quiser sair das .deb, pode experimentar o Sabayon 16.11 MATE.
Mas se vc quiser uma experiência mais profunda com Linux, sugiro:
-Debian 8.7 Stable com MATE, XFCE ou LXDE;
-Slackware 14.2 com XFCE.
Sendo que essas últimas vc vai precisar de tempo pra estudar, entender o sistema para configurá-lo e, depois de tudo isso, passar a utilizá-lo. Essa é a desvantagem. A vantagem é a estabilidade. Como são distros base, são bastante estáveis, vc sabendo usar (estabilidade entenda: usar pacotes não tão atualizados, mas que vc sabe que vão funcionar sem dar problemas).
Isso não quer dizer que as outras que citei não são estáveis. Elas têm a sua estabilidade, mas como usam pacotes mais recentes, às vezes um ou outro pacote podem dar um bug e isso depende de máquina pra máquina. Cada uma é uma realidade diferente.
Essas são as que recomendo por experiência (já experimentei todas). Não recomendo outras pq ainda não experimentei e não gosto de recomendar o que não conheço.
Espero ter ajudado!
*********************************************************
"e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
*********************************************************
https://www.linuxcounter.net/cert/619784.png
Debian 8.7.1-MATE / Ubuntu 16.04.2 LTS