removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 09/03/2014 - 16:11h
ilcapo escreveu:
Bom dia!
Pode parecer meio chato isso, e é suspeito eu fazer algumas perguntas justamente pro pessoal do Linux, porém esse é o caminho. Faço uma analogia: com os estudos em hebraico e análise do grego, abandonei o cristianismo e estou num processo de teshuvá! Baseado nessa comparação, quais são os critérios, vantagens, aplicações; o que me faria mudar de ideia e "aceitar" o Linux? Como sou leigo neste SO, quais são as recomendações, por onde começo, dicas, comandos, etc.
Enfim, o que de fato me converteria do Windows ao Linux??
Att,
Zapparoli
Cara vou usar sua analogia para responder ;)
Eu diria que ninguém se converte ao Linux. Todos os usuários do Linux são livres. São pessoas que despertaram do senso comum, onde a maioria se encontra, e perceberam que tem o poder de escolha.
Nesse sentido, parece-me mais que os linuxers são como "livre-pensadores", em outras palavras ateus/agnósticos. Pessoas que não querem mais simplesmente aceitar passivamente o que os outros dizem/obrigam em que eles devem acreditar.
Como o usuário do Windows, que muitas vezes nem escolheu usar Windows, ele apenas comprou um computador que já veio com o sistema instalado e ele por não saber que tem escolha aceitou passivamente a imposição dos fabricantes. Analogamente a muitos religiosos (não todos, é claro) que simplesmente aceitam a religião que lhe é imposta culturalmente.
Linux tem inúmeras vantagens, é mais robusto, eficiente, gratuito, entre outras. Windows também tem algumas vantagens em relação ao Linux (games, por exemplo). No entanto, hoje em dia o Linux está crescendo bastante em popularidade e os desenvolvedores estão facilitando bastante a vida dos usuários. Usar Linux atualmente está em muitos casos mais fácil que usar Windows. Acredito que em poucos anos os fabricantes de softwares vão querer desenvolver mais produtos para Linux e os Games serão lançados em versões para Linux.
A época é favorável para migrar para o Linux. Não tenha medo da liberdade, torne-se um livre-pensador e escolha seu próprio caminho.
;)