israel_miranda
(usa FreeBSD)
Enviado em 07/05/2008 - 18:59h
O conceito de distribuição é empacotar vários tipos diferentes de programa, e distribui-los juntos e compatíveis uns com os outros. O linux mesmo é só o núcleo do sistema operacional. Apesar de ser considerado um sistema operacional, somente com o núcleo(Linux) um usuário comum não consegue fazer uso do computador(entrar no modo gráfico, abrir um editor de texto). Então, existe um grupo de pessoas que pega o Linux, e pega por exemplo, o firefox que também é software livre, eles criam um sistema para "empacotar" um programa, e esse mesmo sistema pode instalar, desinstalar qualquer pacote instalado através desse sistema de empacotamento.
Existem vários projetos de programas espalhados no mundo. Tem o Gimp(editor de imagens), OpenOffice, Gnome(interface gráfica), Firefox(Navegador), etc. Mas todos esses programas, não são criados para um sistema operacional específico, o firefox e o OpenOffice por exemplo, rodam em windows, Linux e MacOs. Então, esses caras que são responsáveis pela distribuição pegam todos esses programas, e "fazem eles rodar" no linux. Fazem todas as configurações necessárias e criam um sistema para você poder instalar e desinstalar depois se quiser. Por isso chama distribuição. Eles estão na verdade distribuindo programas. Os responsáveis pela distribuição criam alguns programas também, algumas vezes específicos para a sua distribuição, mas outras vezes criam programas que são aderidos por outras distribuições e copiados até para outros sistemas.
Debian por exemplo não é uma empresa, é uma comunidade de usuários, programadores, analistas e administradores de sistemas que usam e desenvolvem o sistema. E você pode copiar o sistema deles, e criar um distribuição baseada em outra por exemplo.
Resumindo:
Linux é só o núcleo do sistema. Existe também uma organização que divulga e cria o software livre chamada GNU, ela cria muitos utilitários e programas que são utilizados em várias distribuições. E tem também uma organização chamada Xorg(antes era conhecida como XFree86) que cria a plataforma gráfica do sistema, aonde todos os outros programas gráficos são criados. Sendo assim, a GNU, o Linux e o sistema gráfico Xorg são as 3 organizações mais importantes no "Linux".
As distribuições pegam os programas dessas 3 organizações e somam a vários outros úteis e Distribuem para a comunidade.
Ficou um pouco grande mas ficou bem explicativo!