palomo
(usa Arch Linux)
Enviado em 25/09/2020 - 14:23h
A resposta para essa pergunta é:
nenhuma sistema é seguro !
Então se nenhum sistema é seguro, quais são os parâmetros que define ele seguro ?
Acho que se colocássemos em uma equação a variável de maior peso seria o usuario, como já foi dito pelos outros colaboradores. O usuario é a primeira linha de defesa contra qualquer tipo de vírus. Só nas atitudes do usuario encontraríamos no mínimo uns mil parâmetros sobre como usar o computador, a internet, onde clicar e não clicar....
Esclarecido isso, vamos então falar do sistema com a visão de um
sysadmin
A primeira coisa a se saber é que apenas usar linux não te faz imune de nenhum malware, existem sim muitos relatos sobre
exploits,
rootkits até mesmo
ransomwares que se aproveitaram de servidores linux configurados indevidamente.
Isso é a maior diferença entre WIndows e Linux, a grande maioria dos criminosos "crackers" não faz vírus para Linux Desktop e sim para Windows Desktop, enquanto na visão de vírus para servidores; Linux e Windows competem de igual para igual. Lembrando que servidores Linux e Windows muitas vezes trabalham juntos,
Um linux seguro, é um linux controlado.. programas atualizados, firewall ativo, isolamento de arquivos, partições, programas.
Não precisa ser um gênio da computação para deixar o linux seguro, apenas entender a estrutura hierárquica do sistemas e usar comandos como
chmod, chown, chgrp, assim como gerenciar grupos de usuários.
Mas voltando ao tópico principal, um estudo do NVD (
National Vulnerability Database) mostra que LInux e Android possuem mais falhas que o próprio windows, como assim né ?
Pois bem vamos estudar o caso e não sair criticando nosso querido TUX.
Neste estudo foi analisado o numero e a severidade da falha desde 1999 até 2019, tanto no ranking de numero como no ranking de severidade o Linux ocupou o posto de primeiro lugar. Quando falamos apenas de número, o Linux tem quase o triplo de falhas que o Windows, quando falamos do numero de falhas com maior severidade o Linux ainda ocupa o topo mas muito próximo ao terceiro colocado que é o windows.
Mas porque isso acontece ? Bom talvez numa escala de dificuldade seja mais fácil encontrar e explorar uma falha de segurança no linux que é aberto ao público do que no Windows que é uma caixa preta.
Por isso o numero de falhas no Linux é extremamente maior, mas não significa que seja uma falha critica... Já no Windows o invasor não conhece o código do sistema operacional, por isso descobrir uma falha no windows é extremamente difícil.
Quando uma falha critica surge, o Linux sempre corrige a falha em um prazo de tempo muito curto... Já no Windows muitas vezes a equipe do tio bill, demora horrores para corrigir, as vezes eles nem corrigem e abrem mão do sistema operacional como já aconteceu em algumas versões do windows.
Essa é a vantagem do Linux sobre o windows o poder da comunidade corrigindo, melhorando e otimizado o sistema.
Talvez nem todo mundo lembre, mas teve uma época que a Intel passou mal quando descobriram o
Spectre e o
Meltdown, a pressão para corrigirem os Sistemas Operacionais foi tanta, uma falha no nível global... Resultado...No Linux a equipe da Red Hat corrigiu a falha se não me engano em torno de 4 ~ 8 horas, já nosso querido tio bill só foi fazer o mesmo quase 4 meses depois.
#!/bin/bash
echo "Acredite que vale a pena viver, e a tua convicção ajudará a criar este fato."