Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 16/05/2008 - 21:21h
Prezado amigo:
Há bem pouco tempo atrás eu também não entendia nada.
Hoje eu "não entendo" menos um pouco.
Saiba que todo e qualquer portátil (notebook, laptop, etc.) tem soluções de hardware proprietárias e muitas vezes incomuns.
Por essa razão, sempre funcionam melhor com o sistema operacional que veio instalado.
No entanto, algumas distribuições da GNU/Linux são ótimas para reconhecimento de hardware.
Alguns periféricos (impressoras, web cams, etc.) não têm suporte de fábrica para Linux, apenas para Windows e alguns (poucos) para Mac.
Apesar disso, existem pessoas no mundo inteiro trabalhando durante as 24 horas do dia para que o Linux seja cada vez melhor.
Como você sabe, aquelas empresas que produzem software proprietário não trabalham tanto assim, e a qualquer momento no futuro deixarão de dar suporte ao produto, tendo o usuário que comprar uma nova versão.
Dessa forma, é bem possível que algum driver que tenha sido negligenciado pelo fabricante (pois isso É negligência e também grande falta de respeito para com o consumidor), tenha sido ou esteja sendo implementado por alguém.
Os colegas deram um boa sugestão:
Instale o Ubuntu, que é ótimo no reconhecimento de hardware e fácil de operar.
Dizem que ele é lento(se comparado a outros Linuxes)mas isso é um pequeno problema que você mesmo poderá resolver depois.
Mas se você anda aborrecido por causa de bugs e de falta de segurança, vá se acostumando.
Linux teoricamente não pega virus, mas se o Windows estiver na mesma máquina, vai continuar sujeito aos mesmos contaminantes de sempre.
Apenas eles não executam sob Linux.
Programas feitos para Windows rodam somente no Windows. E é exatamente porisso que os virus de Windows não atingem o Linux.
Contudo, pode-se rodar o Windows de dentro do Linux e vice-versa, e ainda usar emuladores.
Tudo é possível, mas como dizia o apóstolo Paulo, nem tudo convém.
Existem versões de jogos conhecidos feitos originalmente para o Windows, em versões que rodam direto no Linux.
Já existe o Counter Strike para Linux, mas em lugar do Corel Draw! existe um que é considerado pela esmagadora maioria como sendo melhor que ele, e que é totalmente gratuito: The Gimp.