Grub e distribuições [RESOLVIDO]

1. Grub e distribuições [RESOLVIDO]

Thiago
thiagoakey

(usa Kurumin)

Enviado em 11/08/2009 - 12:02h

À procura de uma distribuição que oferecesse melhor suporte à instalação de aplicativos, instalei em meu computador o Kurumin, o Ubuntu, o Mandriva e o Fedora. Para um iniciante, de longe o Kurumin se saiu melhor, mas, por algum motivo, não reconheceu a placa de rede. Quanto ao Mandriva, que é aquele editor, o vi?!! Muito difícil. Mas o meu problema mesmo é que não consigo mais acessar os sistemas, exceto o Kurumin, que foi instalado por último.

Meu computador ficou com 9 partições e pretendo mantê-las com os sistemas instalados.
Quando instalei o Kurumin, ele pareceu reconhecer os outros sistemas. Todos aparecem na tela de inicialização. Apenas mudei o arquivo menu.lst para tornar padrão a inicialização do Windows e mudar o timeout, por causa da utilização das outras pessoas.
Mas então meu sistema está assim:
_________

Na primeira partição o Kurumin está instalado.
Na segunda o Windows está instalado
A terceira é uma partição ntfs
Na quarta está instalado o Fedora
Na quinta, o Mandriva
A sexta é uma partição ext2
A sétima é uma partição ext2
Na oitava, o Ubuntu está instalado
A nona é uma partição swap
/// Da quarta até a nona, as partições são lógicas, e estão em uma partição estendida.
_____________

O problema é que, no menu de inicialização do Kurumin, se eu escolho outra distribuição para iniciar que não seja o próprio Kurumin ou o
Windows, aparecece uma tela de erro com a possibilidade de continuar. Ao continuar, aparece o menu de inicialização do sistema escolhido (conforme o menu.lst do sistema que eu tiver selecionado). Mas se eu clico para selecionar novamente o sistema, volto pra tela de erro.

Um complicador é que cada vez que eu instalava uma distribuição (Ubuntu, Fedora, Mandriva e Kurumin, nessa ordem) eu configurava o menu.lst para tornar a inicialização do Windows padrão. Mas eu só mudava o Default, para a posição do Windows, e o timeout para 3.

__________________

Eu tenho os live cd de todas as distribuições, que baixei na internet. Eu gostaria de não ter de reinstalar, nem desinstalar nenhuma delas, porque já instalei algumas coisas em cada uma delas, particularmente Java, e isso pra mim já é um grande trabalho.

Ajudem-me a configurar o grub para conseguir acessar novamente as distribuições, por favor.


  


2. Grub e distribuições

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/08/2009 - 13:25h

Se um menu.lst manda para outro é sinal que você instalou o grub não apenas no MBR, mas há outros grubs instalados nas patições. Isso é possível, tudo bem.
Só que, OS ENDEREÇOS NÃO SÃO ABSOLUTOS, em alguns casos até são , mas no geral não são absolutos são relativos:
Veja o que acontece.
Para um grub instalado numa partição, ela é a sda1 ou hda1 e renumera as outras en sequencia.
Quando você instalar outra distro o grub da outra assume o mesmo, só que desta vez ela é hda1 e a outra foi renumerada em sequencia.

O que está acontecendo é que o GRUB do MBR, que é o GRUB master, porisso ele sempre acha o windows, não está apontando pra o menu.lst que você está pensando, pode estar apontando para outro menu.lst.

Se você instalou mais de um grub (sendo o segundo na partição), significa se há outro gurb na partição, aí a bagunça é total.

O pior é que tem que acertar a partição e o exato kernel de cada uma.

Isso é tentativa e erro, é mais dífícil acertar a primeira e mais fácil a última.

Sugiro que você se concentre em suas distros por vez. Isso melhora o seu desenvolvimento e diminui a baderna na máquina.
Na linha do kuruimin (Kurumin 8.06 é o Ubuntu 8.04), a alternativa é o debian).


3. Re: Grub e distribuições [RESOLVIDO]

Thiago
thiagoakey

(usa Kurumin)

Enviado em 11/08/2009 - 14:05h

Não é possível desinstalar o grub das partições usando o Kurumin, e tornar absoluta a referência aos outros sistemas, sem utilizar seus próprios menus de inicialização?
Se não, como restaurar o grub no Ubuntu, a partir do live CD, já que ele é o sistema em que eu estou mais adiantado?


4. Re: Grub e distribuições [RESOLVIDO]

Thiago
thiagoakey

(usa Kurumin)

Enviado em 11/08/2009 - 17:24h

Não posso apenas editar o menu.lst do Kurumin?



5. Re: Grub e distribuições [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 11/08/2009 - 18:10h

olha nunca fiz assim , as vc precisa transferir todos os grubs não MBR para a MBR, e depois recolocar por ultimo e deixar so o grub kurumin, com todos os outros. se quiser, pode experimentar usar Supergrub.
quando são muitos linux, em geral é mais fácil, ou instalar todos e deixar ows grubs irem para MBR e o ultimo é que prevalece, ou usar os grubs todos no Linux e usar gerenciador de boot independente como o gag,
dá uma olhada no goolgle, em transferir grub do linux para a MBR.
se optar por re inestalar,,, primeiro o windows, depois cada um dos linux, deixa o grub gravar normal, na MBR, cada linux que vc instalar, vai ficar o grub dele... o ultimo grub do ultimo linux instalado. prevalece...
deixe o mandriva para inslatalar por ultimo, pq o grub dele é muito eficiente e vai achar todos os outros


6. Re: Grub e distribuições [RESOLVIDO]

Thiago
thiagoakey

(usa Kurumin)

Enviado em 13/08/2009 - 12:25h

Pessoal, problema resolvido.
Reinstalei o Ubuntu e ele reconheceu os outros sistemas. Através de seu menu de inicialização do próprio Ubuntu, agora é possível iniciar diretamente os outros Linux, sem passar pelos menus deles próprios.
Agradeço a ajuda.


7. Re: Grub e distribuições [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 13/08/2009 - 12:53h

Tiago,

Sabendo que o Kurumin está descontinuado, também passei por esta experiencia de manter instaladas mais de duas distros, além do XP, até definir aquelas com as quais vou ficar definitivamente ou pelo menos por mais tempo. Estou com o sidux, o Debian 5 Lenny e o BigLinux 4.2.
Todas são baseadas no Debian e usam o kde como gerenciador de janelas, portanto algo similares ao Kurumin, onde eu também tinha mais familiaridade.

Apenas como sugestão para que você possa decidir no futuro para onde migrar quando o Kurumin ficar ainda mais obsoleto, sugiro testar o sidux na versão kde, a partir do DVD-Live. Sugiro o DVD-Live por ser mais completo e permitir suporte ao Portugues brasileiro já a partir da primeira tela de inicialização bastando usar o F4. O CD-Live também funciona porém é mais enxuto e para dar suporte ao Portugues brasileiro vai necessitar mais algumas re-configurações após a instalação.

A grande vantagem, a parte do excelente desempenho do sidux, é que você poderá manter sempre atualizado com a ultima versão de kernel disponível.

Se e quando você decidir instalar o sidux no HD, tenho certeza que vai se surpreender com a facilidade e principalmente om a rapidez da instalação. No meu caso tomou apenas 7 ou 8 minutos.

Você poderá baixar o sidux versão completa a partir de servidor no Brasil, no link abaixo:

http://sidux.c3sl.ufpr.br/release/

Além disto, para uso futuro, sugiro você dar uma lida no Manual do sidux, referente ao uso do numero de identificação único das partições (UUID), para tornar mais permanentes as configurações no menu.lst.

Veja o tópico no Manual do sidux:

http://manual.sidux.com/pt-br/part-uuid-pt-br.htm#uuid


8. Re: Grub e distribuições [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 13/09/2009 - 11:06h

vc tem vários Grubs, não MBR, estão nas partições Linux, para aproveitar seu sistema, sem precisar apagar tudo, olha, é mais fácil usar GAG. veja meus artigos sobre GAG e multiplo boot, aqui no vol:




9. Re: Grub e distribuições [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 15/09/2009 - 01:24h

Albfneto,

Li seu artigo sobre o GAG. Grande dica, principalmente para quem fica trocando distro com relativa frequencia!
Também vou fazer o teste.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts