Firewall

1. Firewall

Altamir
altamir

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/09/2009 - 11:27h

Gostaria de saber se para uso doméstico é recomendado usar firewall no linux, se sim, qual vcs recomendam?


  


2. Re: Firewall

irado furioso com tudo
irado

(usa XUbuntu)

Enviado em 08/09/2009 - 11:34h

sim, é necessário.

O apropriado é iptables; vc terá que criar suas próprias regras baseado nos vários scripts disponiveis aqui mesmo no VOL.


3. Re: Firewall

Jefferson Diego
Diede

(usa Debian)

Enviado em 08/09/2009 - 13:57h

Há "casos" e "casos", mas nem sempre é necessário.
Se você usa um modem roteado, dependendo do que você usa (digo em termos de softwares), estar escondido atrás do NAT, ou mesmo o simples firewall do Modem pode ser o suficiente.
Mas, como disse o amigo acima, verifique os scripts já disponíveis aqui no VOL, e veja a qual você se adequa mais.


4. Re: Firewall

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/09/2009 - 04:23h

Normalmente nos próprios repositórios da distro que você tem instalada, existem algumas alternativas de firewall disponível, com interface gráfica que fica mais fácil de configurar.
Basta entrar no aplicativo gerenciador ou instalador de pacotes e procurar por eles.

Os que conheço e uso são o Guarddog e o Firestarter que são bem fáceis de configurar. Existem vários outros. É apenas uma questão de preferencia e facilidade de uso.


5. Re: Firewall

6. Re: Firewall

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/09/2009 - 14:32h

Quando você instala e ativa um dos firewalls sugeridos acima, o iptables é carregado por padrão na inicialização do sistema, mesmo que você não veja isto durante o boot. O Guarddog é um pouco mais complicado e precisa ajustes que são nada mais que a definição dos iptables, caso contrario você possivelmente fique sem acesso a internet e outros serviços. O Firestarter é mais fácil para começar, já que é bastante parecido com o ZoneAlarm do Windows. Entendo que mesmo sem instalar especificamente iptables ou quaisquer outros firewalls com interface gráfica, uma tabela padrão do iptables com apenas a configuração básica seja carregada na inicialização em algumas distros que tem boa preocupação com segurança.

Para facilitar caso opte pelo Guarddog, abaixo segue link de uma matéria excelente publicada na wiki do sidux:

http://wiki.sidux.forumdebian.com.br/Firewall_guarddog_no_sidux_e_em_outras_distros

Sobre o Firestarter, existe matéria também muito bem escrita pelo mestre Morimoto no GDH, basta procurar por lá.


7. Re: Firewall

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 28/09/2009 - 15:01h

Estou usando o Firestarter que ainda não havia instalado no Debian 5 Lenny e resolvi ativar pra sentir a febre da conexão por wifi, totalmente (ou quase) desprotegida.

A diferença entre o Guarddog que uso em outra distro instalada, é que o Guarddog não apresenta mensagens quando ocorrem tentativas de acesso não autorizado. Talvez até possa fazer isto porém ainda não encontrei onde configurar isto.

O Firestarter ao contrário, deixa a escolha do usuário um ícone na bandeja que muda de cor (de azul para vermelho), quando isto ocorre. Algo mais ou menos no estilo do ZoneAlarm que usei por vários anos quando ainda usava o XP.

É impressionante o número de tentativas de acesso, o que prova sem sombra de dúvidas a necessidade do uso de algum tipo de firewall.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts