Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 03/05/2010 - 17:03h
Pois é, Julio.
Entendi que vocês tem 50 máquinas com um servidor que tem apenas 1GB RAM. É isso?
De qualquer forma, aqui vão algumas consderações:
- Qualquer que seja o seu tipo de rede, sempre é bom investir na memória do servidor. Bastante memória, e o processador mais rápido e estável. E mais um mínimo de 32MB RAM no servidor para atender a cada terminal, o que no seu caso daria preticamente 50 x 32 = 1600 MB.
- Se você pretende migrar DIRETO de Windows para Linux, eu aconselharia você a buscar auxílio profissional de uma firma especializada. Isso porque em uma empresa, não vai ficar muito bem para a sua imagem profissional ficar mexendo na rede QUE JÁ ESTÁ FUNCIONANDO pelo método de "experiência e ERROS".
- Tem de ver também se vocês tem necessidade de rodar aplicativos EXCLUSIVOS do Windows. O Wine é um alicativo muito bom, mas não faz milagres e nem é anunciado como sendo um EMULADOR de Windows.
Pelo contrário, seu próprio nome esclarece: "Wine Is Not an Emulator".
- Na verdade, o que é mais "complicado" é vencer a inexplicável resistência gratuita das pessoas "acostumadas demais" (ou "Windows-depndentes").
Muitas pessoas não confiam (?) no Linux.
Quem confia é a agência espacial NASA, a bolsa de valores NASDAQ, e a própria Casas Bahia, cujo sistema gerencial roda em Linux a nivel nacional.
Nenhuma dessas empresas pode se dar ao luxo de dar pau na rede.
E realmente não dá.
Saiba também que os filmes Schreck, Senhor dos Anéis, Vida de Inseto e Titanic, entre outros, usaram máquinas Linux.
Existem versões de distros Linux PARA SERVIDOR, diferentes das versões PARA DESKTOP, mas em redes muito pequenas até se pode usar versões desktop para tudo.