Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 26/06/2013 - 12:23h
Concordo com essa lista que o saitam passou, acrescentando que o Guia Foca ali mencionado é um excelente lugar de referência e consulta.
Também os
manuais dos comandos do Linux são bastante úteis e geralmente bem explicativos.
No mais, em forums e principalmente aqui no Viva o Linux você irá pegando a vivência necessária.
Já houve a época em que eu estive procurando por um "curso de Linux", e encontrei ofertas não muito agradáveis sob o ponto de vista técnico, didático, e muito menos financeiro.
Tive apenas uma oferta de um pacote de aulas presenciais, particulares, onde o curso contrataria alguém especializado para dar aulas para mim, segundo "aquilo que eu precisasse aprender".
Isso iria custar uma verdadeira fortuna, e eu obviamente desisti.
Os demais "cursos de Linux" eram na verdade de cabeamento de rede...
Pessoalmente acho que o aprendizado de Linux apenas para uma utilização no dia a dia não requer maiores esforços e pode ser feito já "com a mão na massa", por tentativa e erro, etc.
Sugiro pegar inicialmente um micro mais modesto (para transformar em cobaia), com um HD de uns 40GB e 1GB de memória RAM e ir instalando algumas distros para experimentar.
Na prática, o que precisamos para usar o Linux é conhecer melhor alguns conceitos (alguns distorcidos pelo uso do Windows), saber as diferenças entre Windows e Linux e agir intuitivamente a partir de então.
Teremos de conhecer inicialmente uma meia dúzia de comandos, talvez um pouco mais.
O restante a gente vai aprendendo de acordo com a necessidade.
Boa sorte!