zezaocapoeira
(usa Slackware)
Enviado em 01/02/2014 - 20:54h
daniel.capua escreveu:
Olá galera do VOL,
Estou com o Windows 7 por motivos de trabalho, mas gostaria de manter o Linux Mint em dual boot, porém os procedimentos normais não me ajudaram por conta da inicialização por UEFI e não por BIOS.
Não sei nem se devo colocar o windows ou o linux primeiro e como fazer o UEFI me reconhecer. Alguém tem um passo-a-passo bem detalhado e preferencialmente em português? Dei uma busca no forum, mas só acho tutoriais para windows 8 com ubuntu, ou distros não baseadas em Debian.
Daniel
Salve mano .O w7 não suporta o " UEFI " .Para fazer dual boot ,w7 com o Linux ,desabilite o segure boot do bios ,selecione " LEGACY " .Desfragmente seu hd e pelo gerenciador de discos do w7 reduza o tamanho do hd .
(Abra o "Menu Iniciar", e digite no campo de busca "diskmgmt.msc" sem aspas. Ou se preferir, abra o comando "Executar" e digite "diskmgmt.msc" sem aspas no campo de texto, feito isso pressione a tecla "Enter" do seu teclado e pronto) .Depois abra o cmd dele como administrador e rode esse comando " powercfg -h off " para destivar a suspensão do w7 ,faça isso para se precaver de algum erro na instalação .
Exemplo do particionamento
sda1 (primaria do w7) <----- essa partição é criada automaticamente pelo w7
sda2 (primaria do w7)
sda3 (primária para raiz / )
sda4 (lógica para swap)
sda5 (lógica para home )
Se quiser saber um pouco sobre partições "GPT" de uma olhada aqui
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_de_Parti%C3%A7%C3%A3o_GUID ,
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Particionamento-GPT-Conceitos-basicos/ ,
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/GPT-Guid-Partition-Table .Citei isso porque as placas mães ,num futuro proximo , virão somente com a opção de boot por " UEFI " ( substituindo o " BIOS " tradicional ) requerendo que o hd seja em formato " GPT " ,esse formato otimiza o espaço do hd .Pelo que estou vendo a maioria das distros atuais já tem suporte ao " UEFI " e o formato " GPT " ( as que testei e já contam com esse suporte são o Slackware 14.1 64 bits ,Gentoo 64 bits e o Debian Wheezy 64 bits)