Scanner em rede

1. Scanner em rede

Fabiano Santos Lisboa
FASALI

(usa Suse)

Enviado em 27/02/2009 - 19:23h

Boa noite pessoal. Tenho uma multifuncional Samsung SCX-4x16 que se encontra funcionando perfeitamente (impressora/scanner) em um Debian Etch, no entanto, estou tentando compartilhar o scanner na minha rede e não estou conseguindo. A impressora foi fácil compartilhar pelo samba, mas o scanner... tá complicado. Acredito eu que se o scanner está configurado e funcionando localmente ele tem que funcionar em rede também. Aqui no VOL tem um tutorial mas é pro Opensuse kde, sendo assim, não me ajudou muito. Quando tiver conseguido fazer isso funcionar vou montar um tutorial sobre isso.

Grato,

Fabiano Lisboa


  


2. Re: Scanner em rede

Juliano Giacomeli
julianjedi

(usa Arch Linux)

Enviado em 27/02/2009 - 23:07h

na verdade o procedimento eh simples ...

vc ja instalou essa linha em /etc/services

sane 6566/tcp saned # scanner

depois tem que criar um arquivo com nome sane em /etc/xinetd.d

cole isso dentro dele


service sane

{

disable = no

socket_type = stream

server = /usr/sbin/saned

protocol = tcp

user = root

group = root

wait = no

bind = aqui vc coloca o ip da placa de rede da rede local

}


em bind vai o ip da placa de rede da rede local

Os Clientes

Nos clientes Linux só é necessário adicionar o endereço (ou nome) do servidor ao ficheiro "/etc/sane.d/net.conf". A partir daqui todas as ferramentas de digitalização[2] vão ver o scanner remoto.

O problema em Windows é que parece que todo o software existente, ou está abandonado ou não vê alterações há bastante tempo. O que estou a usar é o SaneTwain que já não é actualizado desde 2002, mas parece ter toda a funcionalidade necessária, e o protocolo do sane não mudou desde essa altura. Talvez seja essa a razão do "congelamento". Seja como for, mandei um email ao autor para confirmar.

Mas voltando ao que interessa, para instalar o SaneTwain é necessário fazer o download do programa, e copiar o ficheiro "SaneTwain.ds" para dentro da directoria "twain_32" existente na directoria de sistema do Windows[3]. Se não existir nenhuma directoria "twain_32", é porque o TWAIN não está instalado, e é necessário fazê-lo[4].

Depois digitaliza-se como se faria com um scanner local (por exemplo, no Photoshop far-se-ia "File -> Import -> SaneTwain").

Actualização: O autor do SaneTwain já me respondeu, afirmando que o projecto se encontra activo, estando até uma nova versão na calha.

ja segui esse tuto ai e aqui funcionou direitinho ... como os creditos nao sao meus ... ai vai o site de onde peguei esse tutorial

http://blog.carlos-rodrigues.com/2004/10/scanner-em-rede-usando-sane.html



3. Re: Scanner em rede

Fabiano Santos Lisboa
FASALI

(usa Suse)

Enviado em 28/02/2009 - 01:01h

Caro julianjedi , fico muito agradecido pela ajuda. Vou por em prática essas informações que me passou e depois posto aqui.

Valeu mesmo camarada.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts