meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 30/11/2010 - 11:35h
Sei que este post vai dar polemica, porém é preciso colocar o assunto para ver se algum dia isto deixa de ocorrer.
Uma das únicas razões ou talvez a única razão pela qual sou obrigado a manter algum windows instalado em boot múltiplo com as distros Linux que uso é o péssimo suporte a impressoras e / ou multifuncionais com scanners que existe em grande parte das distros linux ou talvez exatamente naquelas que uso.
Quando decidi migrar definitivamente para o linux, já tinha alguns equipamentos periféricos e posteriormente comprei outros que funcionavam perfeitamente nos windows, porém no Linux tem sido uma eterna razão para dores de cabeça.
Para quem usa alguma distro Linux ou várias como o meu caso para trabalho e não absolutamente por diletantismo, diversão ou experiencia, o suporte a hardware é critico. Quando você precisa usar um determinado equipamento simplesmente não dá para ficar dependendo de futricação em instalação de hardware que como sabemos não é absolutamente obvia e intuitiva.
Ontem, depois de perder uma manhã tentando fazer rodar o scanner de uma multifuncional HP que pensava que estaria funcionando desde que instalei algumas distros com versões absolutamente recentes de kernel, tive que desistir e voltar a usar o windows XP. Pra quem usa linux a quase 10 anos, isto é razão para muita frustração e irritação. Por mais paciência que se tenha chega uma hora que enche o saco.
O pior de tudo é que sei que a culpa não é do Linux, nem do kernel, nem do Torvalds, nem dos desenvolvedores de aplicativos e distribuições Linux, porém dos produtores de hardware que não dão o devido suporte a outros sistemas operacionais que não sejam Windows e Mac.
Por esta razão, está na hora de começar uma campanha contra as marcas que não dão suporte a Linux ou onde o suporte é sofrível para dizer o menos.
A HP, apesar do suporte especifico via Sourceforge com o hplip, ainda não resolveu os seus problemas.
Menos mal que já não se precisa usar impressora com a frequencia que se usava antigamente, porém a digitalização de documentos em algumas áreas de atuação profissional continua sendo razoável. Simplesmente desisti da instalação da multifuncional HP-6110 em 3 distros linux com versões muito recentes de kernel (Sabayon, aptosid e Debian-testing) depois de remover e re-instalar o hplip via aplicativo de gerenciamento de pacotes ou seguindo religiosamente as instruções de instalação do próprio hplip por várias vezes. A única solução foi usar windows.