Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 24/05/2013 - 04:06h
"Eu possuo 3 sites, eu quero deixa-los no ar pela máquina. Pretendo desta forma porque, será um bom aprendizado para mim. E os provedores com que trabalhava eram muito instaveis, o que prejudicava, visto que os links patrocinados cobram por clique, e, se esta fora do ar é prejuizo na certa.
Da forma que vc falou, usando o registro.br, eles já foram propagados, tenho muitas duvidas quanto aos detalhes na máquina."
Vamos lá.
Você está usando o Ubuntu como servidor, seria melhor o Debian ou o CentOs, mas tudo bem, não precisa mudar.
"Duvidas como:
Alterei o /etc/networks/interfaces em dns-nameservers para a ip do servidor 192.168.1.100, antes estavam os do google 8.8.8.8 8.8.4.4, é melhor deixar como estavam?
No DNS A, a ip esta do servidor 192.168.1.100, devo deixar esta mesmo, ou mudar para o do link da vivo ip 187.35.124.xxx"
Não coloque dns-nameservers dentro do arquivo interfaces, DENTRO DESSE ARQUIVO DEVE IR SOMENTE AS PLACAS DE REDE... É PARA ISSO QUE ELE SERVE... NÃO SE COLOCA MAIS NADA DENTRO DESSE ARQUIVO.
O lugar certo de setar os DNSs é no arquivo /etc/resolv.conf, mas esse arquivo se renova a cada reinicio da máquina (e esse é o comportamento correto dele), então você só deve se preocupar com isso se tiver alguma coisa errada com o DNS.
E deixa eu ver se eu entendi: você colocou no registro.br os DNSs do próprio registro.br... é isso?
Se você colocou no registro.br os DNSs do próprio registro.br você NÃO precisa de um DNS aí na tua rede para teus sites.
Se você quer um DNS interno, ele não terá nada a ver com os teus sites.
Você tem uma rede interna com quantas máquinas, total entre servidores e clientes?
"Como acesso os sites localmente?"
Para acessar os sites localmente você configura no Apache uma url interna ou acessa pela url normal mesmo.
O que você quer dizer com "acessar os sites localmente"?
Você quis dizer acessar o servidor onde estão os sites para alterar as configurações deles?
"Em relação aos ips reversos, tenho que me preocupar também mesmo com este sistema do registro.br?
E outras mais..."
Não. Se você setou os DNSs do registro.br, não precisa se preocupar com isso.
Os DNSs dele são muito bons.
"Por mais que se procure na net, não existem tutorias claros e objetivados, a linguagem que todos usam é como se todos soubessem exatamente como funciona, que não existem diferênças de versões e que os pequenos detalhes fazem muita diferença.
Agora que os sites foram propagados, com tentativas e erros sei que vou descobrir como acessar online os sites, localhost e diretamente em outras maquinas fora da rede, como configurar os emails e outras coisas mais.
Minha insegurança esta somente nestes detalhes.
Obrigado pela ajuda.
Wagner"
Você tem um servidor com o Apache instalado e os sites já estão funcionando na Internet.
Foi isso que você quer dizer com os sites já estarem "propagados"?
Veja bem, de acordo com quantas máquinas você tem nessa tua rede interna, se forem poucas máquinas, seria melhor você tirar esse teu DNS interno e usar essa máquina para outra coisa.
Se preocupe agora somente com teu servidor Web, ou seja, a máquina onde está instalado o Apache e somente o Apache, NÃO coloque mais nenhum serviço nessa máquina (a não ser um bom firewall). Deixe ela somente para teus sites.
Um dos IPs fixos que você tem (você escolhe um deles), será o IP do teu servidor Web (onde está o Apache com teus sites) na Internet. Mas veja bem, esse IP é o do modem/roteador, então você deverá apontar o IP da placa de rede do servidor Web nas configurações do modem/roteador.
A coisa funciona assim: no registro.br você criou um domínio (
www.algumacoisa.com.br), esse domínio foi cadastrado e ele foi "ligado" a um IP e depois foi publicado nos DNSs raízes existentes no mundo. Quando alguém digita no navegador
www.algumacoisa.com.br, as máquinas procuram um DNS para transformar isso em um número de IP e poder encontrar o site.
Esse número de IP é o IP fixo que você comprou na operadora e que é o IP do modem/roteador. Portanto, você deve apontar o modem/roteador para teu servidor Web onde estão os teus sites, ou seja, você deve fixar o IP da placa de rede no servidor Web que deve estar conectado fisicamente via cabo de rede ao modem/roteador ou num switch (tanto faz nesse caso) e fixar esse mesmo IP nas configurações do teu modem/roteador para que ele possa encaminhar ao teu servidor Web as requisições que vierem da Internet.
E para isso você deve acessar as configurações do teu modem/roteador e configurá-lo.