Delusion
(usa Debian)
Enviado em 15/09/2016 - 09:29h
Como o alfneto escreveu; pura questão de estilo de uso.
Algumas coisas que aprendi na prática:
1. estabilidade não significa pacotes totalmente estáveis, pois o linux é dinâmico. Mesmo um debian, slackware ou centos não estão parados no tempo e podem apresentar instabilidade em algum momento, é mais raro, mas pode existir. A diferença é que, caso aconteça com você, é quase 99% de chance que já tenha ocorrido com alguém e o são google te salve. Distros com foco em estabilidade são geralmente muito bem documentadas.
2. pacotes mais novos nem sempre são melhores, às vzs são piores, dependendo do teu ponto de vista. (if aint broke, dont fix it!)
3. não compensa usar distros que necessitam remendos constantes se tem outras que não precisam. Tempo é $.
4. Num sistema com foco em atualizações frenéticas, um programa pode ser atualizado sem erros mas como ele vai interagir com as outras partes do sistema é ainda incerto.
5. geralmente a distro com foco em estabilidade é a primeira a implementar correções de segurança, se alguma vulnerabilidade é descoberta num pacote. Lembre-se que o linux não precisa atualizar a versão para atualizar um pacote.
por fim,
as distros com foco em novidades tem um importante papel no linux, mas os próprios developers alertam para o fato de que podem trazer problemas em ambientes de
produtividade. Por isso devem ser usadas por quem manja muito (oq infelizmente não é meu caso, mas é o caso do albfneto, erisrj, xerxes, edps, izaias, liuztux, lcavalheiro e tantos outros desse fórum), ou tem um saco do tamanho do saco do papai noel para coisas que param de funcionar (oq não foi o meu caso quando usei arch e seus clones), ou vai usar só para acessar facebook e outras trivialidades (oq também não é meu caso). Portanto prefiro usar uma distro onde eu tenha certeza de que tudo que eu instalar vai funcionar. Danem-se melhoramentos visuais, rsrsrs.
edit: não, debian não é única distro com foco em estabilidade. Atualmente temos também ótimas opções: centos, slackware, e talvez também opensuse-leap.
desejo um bom e produtivo dia a todos!
carpe diem!
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Não importa a distro que você usa, o que importa é o que você faz com ela.