removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 20/09/2007 - 21:37h
Olá...sou "crua" no assunto, os sites que encontrei são em inglês e mesmo os em português me deram um nó na cabeça.....to
desesperada mesmo...os professores agem de forma como se já tivessemos
visto Linux e programação a vida toda....
O projeto que eu queria desenvolver era sobre comunicação entre duas
ou mais lojas sabe.....mas o professor disse que é muito complexo,
pois vou precisar de um banco de dados...etc....e isso vamos ver só no
próximo semestre.
Sei que uma colega está desenvolvendo um projeto de uma agenda,e ele aceitou.
Tu pode me dizer por onde posso começar a planejar um software?
Como fazer um diagrama?????
Os primeiros passos...
Já fiz um curso de linux, o básico sabe....para abrir arquivos,os
comandinhos de mais uso....
O professor quer que a gente consiga comunicar duas máquinas
remotamente,em rede....como chat...as características do trabalho
saguem abaixo pra você olhar, analisar, e pensar se pode me ajudar....
Desde já te agradeço de montão por ter respondido meu outro email....
Obrigadão....
Até mais...
*** e não vou desistir do curso...rsrsrsrsrsr***
Se alguém puder me ajudar, dando dica de onde devo iniciar.....aí segue os dados do projeto:
Projeto Integrador – 2007/2
Este projeto deverá ser realizado em grupo de, no máximo, 4 (quatro)
alunos. Cada grupo será identificado por um nome e somente poderá ser
compostos por alunos regularmente matriculados em todas as 5 unidades
curriculares do módulo II do curso de Tecnologia de Segurança da
Informação . O projeto integrador irá compor a nota de cada unidade
curricular, pois utilizará conhecimento de cada uma delas. O professor
Fernando irá definir os
grupos, também sendo ele responsável pelo acompanhamento do projeto
durante o semestre.O projeto consiste no desenvolvimento de uma
aplicação com arquitetura cliente-servidor para o ambiente Linux,
escrito em linguagem C padrão,
utilizando sockets para fazer a comunicação. Esta aplicação deverá permitir
a troca de informações entre duas máquinas remotas conectadas em uma
rede (intranet ou Internet).Deverão ser escritos dois programas: um
cliente e outro servidor. Durante o desenvolvimento do projeto,
deverão ser observadas as seguintes
condições:
1. Conexão ponto-a-ponto entre duas máquinas, utilizando o protocolo
TCP (ou seja, deve existir uma conexão entre as duas máquinas; não
será permitido o uso do protocolo UDP).
2. As aplicações serão usadas para troca de mensagens instantâneas
entre os usuários. Estas mensagens poderão conter dois tipos de dados:
a. Um texto. Neste caso, o usuário digita uma mensagem que
será mostrada imediatamente na outra máquina (semelhante a um chat).
b. Um comando. Neste caso, o usuário digitará um comando que
será executado na outra máquina e o resultado visto na
máquina do usuário que digitou o comando. Através destes
comandos, um usuário poderá visualizar alguns recursos da
máquina destino. Por exemplo: recursos de memória,
registradores, processos que estão sendo executados na
máquina remota, número de usuários conectados, etc.
Obrigatoriamente o protocolo deve contemplar o conteúdo das
unidades curriculares (Arquitetura e Organização de Computadores)
e (Sistemas Operacionais).
3. Cada grupo será responsável pela definição de um protocolo da
camada de aplicação que deverá ser implementado pelas aplicações
cliente e servidora. Este protocolo irá definir todo o processo de troca
de mensagens entre as máquinas. Mais precisamente, o protocolo
definirá o formato e o fluxo das mensagens entre as máquinas,
especificando como as mensagens serão trocadas, as respostas a
cada solicitação, como será feita a conexão e tratamento de erros.
4. Entre os diversos grupos das turmas matutina e noturna, não poderão
existir dois protocolos idênticos. Ou seja, cada grupo deverá definir o
seu próprio protocolo.
5. Deverá ser usada uma interface texto para a troca de mensagens, ou
seja, tanto a aplicação cliente, quanto a servidora não poderão ter
interfaces gráficas.
6. O usuário poderá definir alguns parâmetros de configuração das
aplicações, tais como: número da porta usada na conexão, tamanho
máximo de cada mensagem, tempo máximo de espera (timeout),
conforme definido no protocolo a ser implementado.
7. Ao iniciar uma conexão, o usuário da máquina servidora poderá
aceitar ou não a conexão, dependendo de quem solicitou a conexão
(assim como ocorre normalmente em um chat).
8. As informações a serem utilizadas pelo protocolo serão mantidas em
memória utilizando estrutura de dados .
grata...dina