rubensk8r
(usa Debian)
Enviado em 04/03/2022 - 11:51h
Olá, Beginner10! A primeira coisa que você deve saber é que o Linux só faz tarefas administrativas como instalar ou remover programas; usar o gparted para criar, modificar partições; criar usuários; adicionar usuário a um grupo; atualizar os repositórios; atualizar o sistema... tudo isso ele vai pedir a senha de root.
Se você usar a gnome-software (que tem o formato de uma bolsa e está nomeada como "Programas") você pode instalar programas por ela de forma fácil, sem precisa do terminal, mas para cada instalação você vai precisar fornecer a senha de root.
Essa senha você cria durante a instalação do Debian, como você comprou esse sistema já pronto, a senha de root veio junto? Se você não tiver a senha do root não vai poder fazer nada. Na instalação também é feita a criação de um usuário e uma senha para ele.
Nesse caso você teria que ter a senha de root, a senha do seu usuário, mas caso você não saiba nada sobre seu usuário e senha, se tiver a senha de root pode criar criar quantos usuários quiser e suas respectivas senhas, mas em computadores pessoais geralmente só criamos um. O importante é a senha do root.
root é o administrador - o que pode fazer tudo.
Caso tenha a senha do root, prossiga:
Mesmo tendo a gnome-software (Programas) para instalar e atualizar o sistema, é bastante comum que usuários Linux usem o terminal por ser mais prático em alguns casos, ele se chama Terminal e tem o ícone de uma tela preta, assim que você abre, ele fica com um símbolo de $, significa que é um usuário comum, sem poderes administrativos, ele não pode gerenciar o sistema, ele fica limitado a criar ou fazer ações na própria conta dele. Assim que abre o terminal, ele está na pasta/diretório pessoal do usuário que acessou o sistema, que chamamos de home.
Ainda no Terminal, para se logar como root e ter poderes totais no sistema é preciso digitar no terminal:
su - (preste atenção no sinal de menos) Dê enter, ele irá pedir sua senha de root, se estiver certa ele muda o sinal de usuário normal: $; para a do usuário root, que é representada pelo sinal de #.
Se você recebeu a senha de root da loja, é bom mudar, então logado/a como root digite apenas:
passwd (Dê enter, digite a senha antiga, depois dê enter e digite a nova senha, dê enter.
Se você não sabe a senha do seu usuário, crie um, no exemplo vou criar o usuário roberto:
useradd -m roberto (dê enter)
Crie um senha para o usuário criado, no exemplo usaremos roberto:
passwd roberto (Dê enter)
Caso o seu usuário seja o fornecido pela loja e você não tenha a senha dele, foi por isso que tivemos que fazer tudo isso acima, use esse comando para ter certeza do nome dele:
users
Digamos que o nome é alan, vamos excluir esse usuário, pois já criamos um chamado robero como exemplo. Exclua o usuário alan:
userdel -r alan
Como você pode ter visto pode-se fazer tudo com o usuário root, mas normalmente instalamos o sudo, que é um utilitário de linha de comando que permite que usuários normais a executarem tarefas como root. No debian o sudo já vem instalado, mas para ter certeza instale de novo, dessa forma:
apt install sudo]
Com o sudo instalado você precisa adicionar seu usuário, que no exemplo chamamos de roberto, ao grupo sudo:
usermod -aG sudo roberto
Para o sudo ter efeito é preciso reiniciar o sistema.
Pronto, dessa forma você não precisa mais digitar: "su -" para ter acesso ao root, basta agora digitar sudo na frente dos comandos com o seu usuário normal. Não só no terminal seu usuário tem poderes administrativos, mas em todo sistema, qualquer coisa que você fizer que pedir senha de root, basta digitar a senha do seu usuário.
Um exemplo do usuário normal fazendo tarefas administrativas:
$ sudo apt update (atualiza os repositórios, pois pode ter sido acionado coisas novas)
$ sudo apt full-upgrade (atualiza a distribuição, instalando pacotes novos ou atualizando para segurança)
$ sudo apt install nomedoprograma (instala programa)
$ sudo apt purge noedoprograma (desinstala programa)
O sudo vai pedir a sua senha de usuário.
Veja que é possível atualizar a distribuição por linha de comando: sudo apt update e sudo apt full-upgrade, mas as atualizações da distribuição são feitas automaticamente (parecido com o Windows), quando estão prontas ela avisa. As atualizações automáticas podem ser desativadas também e ficar fazendo de de forma manual no Terminal ou na gnome-software (Programas), mas aí é uma outra história...
Outro ponto importante é que por padrão as distribuições como a Debian, por exemplo, em seus repositórios só tem programas livres, para ater acesso a programas não livres como codecs, rar (programa de compactação), fonts Microsoft e muitos outros, é preciso modificar a sources.list - que é onde ficam gravados os endereços dos repositórios onde o Debian busca os programas, pacotes...
No final de cada linha é preciso acrescentar contrib non-free. O arquivo onde que ficam esses repositórios chama-se: sources.list, para acessar ele tem que ser por um editor de texto da sua escolha, no linux você pode usar o "nano" que é um editor de texto que abre no próprio terminal ou mesmo o "gedit" (parecido com o bloco de notas do windows) com o gedit é bem mais fácil, pois depois que você modificar o documento basta salvar normalmente. Abra a sources.list para modificar pelo seguinte caminho no terminal:
sudo gedit /etc/apt/sources.list
Na sources.list adicione contrib non-free após main e deixe dessa forma abaixo, ou você pode apagar a sua e copiar e colar a que está abaixo:
deb
http://deb.debian.org/debian bullseye main contrib non-free
#deb-src
http://deb.debian.org/debian bullseye main contrib non-free
deb
http://deb.debian.org/debian-security/ bullseye-security main contrib non-free
#deb-src
http://deb.debian.org/debian-security/ bullseye-security main contrib non-free
deb
http://deb.debian.org/debian bullseye-updates main contrib non-free
#deb-src
http://deb.debian.org/debian bullseye-updates main contrib non-free
# No Linux, nos arquivos de configuração, quando se coloca uma # hashtag na frente de uma instrução,
# ela vira um comentário e é ignorado pelo sistema. Eu comentei as linhas que começam com deb-src,
# pois elas são usadas só por desenvolvedores para baixar o código fonte dos programas.
# Se for o seu caso tire as hashtag da frente dos repositórios
Depois de modificar o documento basta salvar e fechar a janela do gedit.
Bom, agora você pode pedir ajuda no fórum, pois o que te ensinarem você vai poder fazer sem problemas.