nandosilva
(usa Lubuntu)
Enviado em 12/01/2014 - 18:12h
É muito simples, basta usar o tar.
Para tar.gz faça: tar -xzvf arquivo.tar.gz -C / (para instalar a partir da raiz)
Para tar.bz2: tar -xjvf arquivo.tar.bz2 -C / (para instalar a partir da raiz)
PS: faça o procedimento acima somente para programas que forem binários ou seja não necessita de compilação, um exemplo é o firefox e o thunderbird.
Nem todos os programas neste tipo de pacote necessita de compilação pois alguns já vem em formato binário mesmo, bastando apenas descompactar o pacote e executar o programa.
Alguns programas sendo binário ou não deste que não necessita de compilação pode rodar a partir de qualquer pasta em que foi descompactado, mas outros necessita que seja especificado para ser instalado a partir da / (raiz) opção -C / para o tar, pois os mesmos são construindo para acessar arquivos deles que deve ficar a partir do caminho /usr/caminho e por isto não funciona em qualquer pasta que você descompactar, já que os arquivos do mesmo não se encontra /usr/caminho utilizado pelo programa.
Os programas firefox e thunderbird podem ser baixado nos pacotes .tar.gz ou tar.bz2 e também tgz e bz2 e os mesmo são binários (todos as versões que já baixei neste formato até agora são binário, nem sei se existe o source para os mesmos) e funcionam em qualquer pasta que você especificar para instalar como /usr/local/ , /usr/lib etc mas você deverá criar os atalhos manualmente no menu de programa para os mesmo neste caso e também criar um link em um diretório do path para chamar os mesmos se você utiliza muito janela de terminal ou caixa Executar.
-----Parte da compilação-----
Já quando você tentar compilar um programa e compilação falha, normalmente há falta de libs que você não tem e que são exibida ao termino do comando configure, então anote os nomes das libs exibida e veja se você tem as mesmas instaladas, se não tiver deve usar sua ferramenta de instalação de pacotes para achar no repositório da sua distro.
Algumas raras vezes o configure não exibi erro nenhum, mas ao executar o make
o erro pode aparecer ou não então der uma olhada nos arquivos README.TXT ou INSTALL.TXT que vem junto com pacote, as vezes também é utilizado outros métodos de compilação sem usar o configure, como o cmake.