Problema em ativar o UDMA em dispositivo - "RESOLVIDO"

1. Problema em ativar o UDMA em dispositivo - "RESOLVIDO"

Wagner da Silva Arestides
wagnux

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/02/2008 - 10:15h

Atualizando e rodando a última versão do K3B recebi uma mensagem de que o DMA estaria desativado em /dev/hdc onde está localizado o meu gravador. Possivelmente deve ser este o problema de lentidão quando gravo algum CD. Pois bem... fui ao terminal executar o comando # hdparm -d 1 /dev/hdc sugerido pelo programa só que o resultado não foi satisfatório:

/dev/hdc:
setting using_dma to 1 (on)
HDIO_SET_DMA failed: Operation not permitted
using_dma = 0 (off)

De acordo com o resultado acima do comando sugerido pelo software continuo com o suporte DMA desativado neste gravador.

Reparei também que a causa da lentidão do boot e o seu desempenho enquanto ao uso de programas em meu PC também se deve a este DMA desativado em meu HDD onde também tentei rodar tal comando para este dispositivo principal e o resultado foi o mesmo de cima. Percebi que alguma coisa está me impedindo de habilitar o suporte DMA para os meus dispositivos HDD e gravador de CD.

Se alguém tiver alguma sugestão, a mesma será benvinda para a solução deste problema em meu PC.


  


2. Problema em ativar o UDMA em dispositivo

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/02/2008 - 13:52h

Você configurou o UDMA ENABLE no setup da BIOS?
Você configurou o acesso a disco em 32 bits na BIOS? O default de fábrica é DISABLE.

Se for Ubuntu 7.1 configure a BIOS para sistema PNP.


3. Re: Problema em ativar o UDMA em dispositivo - "RESOLVIDO"

Wagner da Silva Arestides
wagnux

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/02/2008 - 11:05h

O suporte a UDMA já estava configurado para AUTO porém alterei manualmente para UDMA5 no SETUP. O acesso a disco a 32 bits realmente estava desabilitado. Alterei para ENABLE e senti uma certa melhoria no desempenho mas o problema do suporte UDMA ainda continua sem solução. Ao executar aquele comando do hdparm no terminal ocorre o erro acima mencionado. Ainda não tenho uma solução para este problema. :( Para ajudar eu uso a distro Resulinux 2.5, usando atualmente o Kernel 2.6.23.1-slh-smp-22. É uma distro baseada em Debian Etch. Antes usava o Kernel 2.6.18.xxx e tudo funcionava sem problemas.

Será que este Kernel 2.6.23.1-slh-smp-22 veio com a função do UDMA desativada e terei que ajustar essa configuração manualmente?

Minha confiuração de hardware é essa:
Placa mãe Asus K8N
Athlon 64 3000+ em 2000MHz
1024 de memória RAM DDR400 Kingston
HDD PATA 100 de 160GB
Placa de vídeo NVIDIA FX5200 128MB
Gravador de CD Combo LG GCC-4480B


4. Problema em ativar o UDMA em dispositivo

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/02/2008 - 20:16h

Se for kernel com suporte UDMA desativado não há muito o que fazer, mas isso é estranho.
O comando de ativar o dma foi executado como root?


5. Re: Problema em ativar o UDMA em dispositivo - "RESOLVIDO"

Wagner da Silva Arestides
wagnux

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/02/2008 - 21:25h

Exato amigo. O comando hdparm foi executado como ROOT. Achei estranho o fato de eu não conseguir habilitar esse suporte, justamente em um kernel bem atual.


6. Re: Problema em ativar o UDMA em dispositivo - "RESOLVIDO"

Marcus Fazzi
anunakin

(usa Gentoo)

Enviado em 11/02/2008 - 11:13h

Você tem de recompilar o kernel removendo as opções de GENERIC pada IDE/PATA, algumas MOBO novas têm chipsets que são detectadas como genericas... e o kernel carrega o driver genérico antes ... o que impede que o DMA seja ativado.

Exemplo kernel 2.6.23
Device Drivers --->
____<*> ATA/ATAPI/MFM/RLL support --->
________< > Generic PCI IDE Chipset Support


7. Re: Problema em ativar o UDMA em dispositivo - "RESOLVIDO"

Wagner da Silva Arestides
wagnux

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/02/2008 - 17:17h

Ok amigo mas não tenho muita habilidade nessa tarefa. Nunca recompilei um kernel e temo que o meu PC pare devido a um temível Kernel Panic. Se esse micro parar terei embaraços com os meus trabalhos.

Não haveria uma outra opção alternativa para a solução deste problema? Será que se eu instalar um patch resolveria esse problema?


8. Re: Problema em ativar o UDMA em dispositivo - "RESOLVIDO"

Marcus Fazzi
anunakin

(usa Gentoo)

Enviado em 11/02/2008 - 17:51h

Até aonde Eu saiba somente assim é possível contornar este problema, recomendo que leia os tutoriais do VOL de como compilar o kernel há muitos... até Eu já fiz um...
Antes disso tente carregar uma liveCD para ver se o hdparm funciona se continuar sem habilitar o DMA, pode ser que a sua placa esteja bichada ou seja o cabo lógico


9. SCSI ou IDE?

Dyeison
dyeison

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/02/2008 - 18:30h

Eu também estou com um problema desses aqui. No hadware eu já sei que não pode ser. Explico:

Eu dou boot com o liveCD do Kurumin e o DMA pode ser ativado mesmo com o liveCD. Na instalação também já ativei sem problemas.

Porém reparei num detalhe estranho: tenho 3 HD's IDE. No Kurumin sempre aparecem como hda, hdb e hdc. No entando, com o Ubuntu (tanto instalado quanto em liveCD), meus HD's aparecem como sda, sdb e sdc. De onde foi que ele tirou esses SCSI's. Eu não tenho isso!

Por isso gostaria de saber de vocês, que estão sem DMA no Ubuntu: qual é a representaçao dos dispozitivos nos seus sistemas? hdX ou sdX ?



10. anunakin

Wagner da Silva Arestides
wagnux

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/02/2008 - 09:25h

Não fiz teste com algum livecd ainda mas tenho quase certeza que o problema não está em meu hardware e sim neste kernel mesmo.

Esse problema está sendo acompanhado no fórum oficial do Resulinux em: http://www.resulinux.forumdebian.com.br/web/forum/viewtopic.php?t=3431

Estou aguardando orientações de lá pra retroceder para o kernel 2.6.18.xx.


11. Problema em ativar o UDMA em dispositivo

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/02/2008 - 10:26h

Não sei a razão que o levou a trocar o kernel do debian etch o 2.6.18. Uma solução para isso seria retornar a esse kernel. Em geral bastaria substituir o nome do kernel no Grub e baixar a fonte para o /usr/src/linux
A fonte tem no repositório do debian.

Se precisar instalar esse kernel ele está no repositório do etch,, Precisa instalar o kernel image, o kernel modules e o kernel headers e o kernel source, depois trocar o nome do kernel no grub. Faça todas as operações numa tacada só, sem rebutar a máquina.
Esse kernel do debian é muito bem cuidado e tem um alto grau de compatibilidade, não é a toa que é o kernel default do debian. Muitos programas já trazem o kernel module para esse kernel.

Essa solução resolveria o problema da lentidão do micro e teria mínimo risco, ou risco menor do que você correu ao colocar esse kernel novo.

Usar a última versão do kernel não é tudo, um kernel mais antigo mas bem cuidado como o do debian vale muito.

Uso o ubuntu com um kernel alternativo do próprio repositório do Ubuntu, o rt. No caso so slack recompilei o kernel e funcionou bem, mas usei a mesma configuração do original com mínimas mudanças.
Espero ter ajudado.


12. nicolo

Wagner da Silva Arestides
wagnux

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/02/2008 - 20:25h

Sempre fui a favor de atualizações porém sempre existe a possibilidade de a mesma não funcionar adequadamente. Realmente estou arrependido de ter atualizado um Kernel que estava funcionando a contento por um que nem sabia que iria ter êxito ou não. Troquei o certo pelo duvidoso. Em relação a essa dica que você me passou, a mesma não funcionaria pra mim pois uso outro bootloader. Eu utilizo o Lilo mas muito obrigado pela tua boa intenção em me ajudar. ;) Se você ou os demais amigos tiverem mais sugestões, todas serão benvindas. :)

Como disse antes estou aguardando o desfecho da solução deste problema no fórum oficial da distro que uso. Veremos no que vai dar.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts