blip
(usa Slackware)
Enviado em 04/06/2007 - 10:58h
Caros amigos,
O uso de utilitários de disco como mk2fs, mkdosfs, o famosíssimo scandisk do windows, format do DOS OU WINDOWS, partition magic, por incrível que pareça não pioram o HD do computador.
Formatar partições FAT simplesmente ZERA a tabela de alocação de arquivos. Formatar partições EXT de qualquer versão 1º, 2 ou 3 simplesmente irá zerar os inodes (árvores de alocação). A formatação rápida zerará o arquivo (tabela ou inodes) de alocação somente, deixando o volume intacto. Isto torna o processo mais rápido, porém menos seguro pois será mais difícil recuperar as informações do volume formatado. A formatação completa apaga cada arquivo do volume e registra a alteração do volume no arquivo de alocação, testando de maneira breve a integridade do mesmo.
Caso vc use utilitários Low Level Formater - não haverá nenhum tipo de dano ao disco. Pelo contrário, se houver badblocks o low level formater irá incluir ocorrência na geometria do disco e a área física do disco onde ocorrer badblocks será ignorada, não aparecendo MAIS NO VOLUME DO MESMO. Discos de formato EIDE, eram suceptíveis a falhas deste tipo, porém discos IDE possuem interface programável mais aprimorada permitindo a criação de de utilitários de discos seguros que permitem análise de integridade física quanto integridade de sistema de arquivos. Já formatei 15 vezes um HD de 1.7 GB que possuo com formatador de BAIXO NÍVEL. NUNCA houve problema nenhum. Usei Double space em discos ide com 520 mb isentos de badblocks e não houve NADA.
Só peço atenção ao utilizar hds IDE, independentemente do barramento UDMA ou SATA, que utilize o utilitário S.M.A.R.T para acusar inconsistências de disco, não compactar a imagem do disco caso o mesmo possua bad blocks, utilizar fontes de boa qualidade para não ocorrer sinal incorreto no disco, não sobrecarregar fontes de alimentação, além de evitar a exposição do aparelho a quedas de luz e pancadas.