Gentoo num Pentium MMX

1. Gentoo num Pentium MMX

Henrique Guidi
henrique_guidi

(usa Slackware)

Enviado em 01/03/2007 - 12:30h

Olá galera, estou tentando por um Gentoo no meu Compaq Armada 1575DM (PMMX 266 / 64M / 6G).
Eu coloquei o slackware de boa, rodou muito bem... mas eu queria mais òó na hora do ZSNES fica muito travado. SLUCAO: compilar tudo para minha arquitetura.

Aí eh que entra o Gentoo.... e aí eh que comecam os problemas...:

Baixado o LiveCD vejo que não consigo bootar o CD.. não importa a opcao de boot qndo vai carregar o kernel do livecd o note reinicia :/

Q-1) O liveCD 2006.1 eh realmente soh para i686?
Q-2) Tenho opcoes de instalacao faceis para meu i586? (com instalador)


Entao tentei o miniCD pra intalar na unha...
HandBook ok, vamo nessa....:
Q-1)Afff preciso fica no note o tempo inteiro fazendo as coisas? nao teria um script ou instalador mesmo pra miniCD & Internet ?

Q-2) teria como eu instalar as coisas sem compilar nada (nem mesmo o kernel) e depois ir fazendo aos poucos?

Q-3) tem como ocorrer o Q-1 e o Q-2 juntos? :)

Bom galera é isso postem o que acharem que vai ajudar. Só não me postem, pelo amor de Deus, pessimismo ("num vai rolar Gentoo", "joga fora essa m*da", "64M ram é pouco"...) qm tenta consegue!

Obvio: vou usar: xorg, fluxbox, firefox/dillo, ROX, xmms, gimp (e outras coisinhas GTK [nunca Qt])


"VM AGITAR AS VELHARIAS!"


  


2. Re: Gentoo num Pentium MMX

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/03/2007 - 15:53h

O live cd só é para i686 e mais recente. O cd minímo não tem como correr das compilações, por isso foi feito o cd live para evitar isso, mas ele ainda não está maduro o suficiente. Procure os scripts no Google, como nunca me preocupei em usar scripts na instalação não sei se existe ou não. Mas é melhor ter a canseira de instalar acompanhando o handbook, pois assim você aprenderá coisas que não conhecia.


3. Re: Gentoo num Pentium MMX

Henrique Guidi
henrique_guidi

(usa Slackware)

Enviado em 01/03/2007 - 16:27h

Entao... jah fiz isso... aprendi mesmo... instalar o Gentoo do nada desmistifica muita coisa do Linux (perde até a magia ^^).
Meu problema é quanto a fazer coisas erradas... tudo leva muito tempo... e se errar algo pode perder tudo e ter q voltar do inicio.... por isso um instalador viria bem a calhar...

Eu jah procurei no google os scripts, mas não achei nada "logo de cara"... se achar posto a dica aqui ;-)

Será que od esempenho do Gentoo sobre o Slackware vai ser tão berrante assim, quanto a diferenca na instalacao das duas distors?.....


4. Re: Gentoo num Pentium MMX

Poleto
poleto

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/03/2007 - 17:54h

A questão do desempenho do Gentoo com relação a outras distros é motivo de muita discussão pela internet.

Por experiência própria, posso dizer que não vi tanta diferença assim. Eu era usuário do Slackware e passei para o Gentoo. A diferença não foi gritante. Em alguns casos, não há diferença alguma.

Ao meu ver, a grande vantagem do Gentoo não é o fato de ele compilar todos os programas, mas sim a versatilidade que a variável USE proporciona. É muito simples adicionar ou remover suporte a determinados recursos através dali.

Além disso, é claro, acho o Portage e seus utilitários a melhor ferramenta de gerenciamento de pacotes no universo Linux. Qualquer atualização/manutenção/nova instalação é muito simples. Nesse momento, provavelmente os usuários do Debian vão gritar dizendo que o apt é tão eficiente quanto. Bom, isso é uma opinião pessoal. Atualmente não troco o Gentoo por nada.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts