rrodrigues345
(usa Slackware)
Enviado em 02/06/2009 - 11:22h
Porque o XrandR sempre deixa o monitor do notebook como estendido?
olá pessoal, já faz quase um mês que venho procurando uma forma de conseguir configurar corretamente um monitor externo junto com meu notebook. Pelo que li a respeito, a opção mais fácil é utilizar o xrandr, onde o recurso de área de trabalho estendida funciona. Porém, gostaria de saber como deixar a tela do Notebook como primária, pois com o xrandr, a tela do note sempre fica como secundária, o que é ruim quando utilizamos um segundo monitor antigo, como um CRT.
Você, então, acaba se deparando com a seguinte situação: na tela do seu note não aparecem mais as 2 barras do gnome, a inferior e a superior, pois como havia relatado, ele fica como secundário. E as barras de tarefas vão aparecer no segundo monitor, onde são dispensáveis. Para minimizar o problema, basta que você arraste as barras para o seu notebook novamente. Realmente é bem estranho, mas ao fazer isso, o sistema "entende" (FINALMENTE!!) que você quer que a tela do seu Notebook seja o monitor primário. Bom, já que estamos quebrando as regras do que seria normal em um sistema, você pode adicionar novos painéis no seu monitor secundário.
Agora, eu pergunto: Por que estas situações ainda persistem? Ja vi relatos de muitas pessoas que simplesmente não podem mais usar o Linux durante suas apresentações, pois as barras ficam todas no Data Show. Este é um recurso simples, mas que acaba sendo um ponto negativo na divulgação do Linux, reforçando aquela velha máxima de que o Linux é complicado. Bom, eu me deparei com o problema, e fui atrás, pesquisei, li muito até entender que o painel do Gnome, por default, coloca o monitor do Note como secundário.
Agora imaginem a situação de um usuário de Windows 98/XP, que usa pouco o computador, que é um usuário iniciante e que está todo feliz com a utilização do Linux, começando a usar aos pouquinhos o seu novo sistema.. e ele acaba vendo todo o malabarismo necessário para que possamos configurar uma área de trabalho estendida no Linux; ele simplesmente vai achar a situação muito complicada, dificultando ainda mais seu aprendizado no Linux. Pois ele vai comparar com o que já conhece, que seria o recurso de área de trabalho estendida do Windows, onde, depois de devidamente configurada a placa de vídeo, basta um clique com o botão direito do mouse para que o usuáiro escolha qual dos monitores será o primário e qual será o secundário, e se ele errar, basta clicar novamente e inverter sua opção. É uma maneira fácil e intuitiva de resolver a situação, mas que no linux acaba parecendo difícil, pois não existe uma ferramente gráfica adequada para que ele consiga realizar a mesma tarefa com uma boa experiência.
Por favor, não me entendam mal, não estou criticando o Linux pois o considero um excelente sistema operacional; apenas estou narrando e abordando uma discussão sobre uma situação que parece não estar bem resolvida ainda. Pode ser que seja uma questão de tempo até que o Gnome lide com este recurso de maneira mais transparente, até porque existem coisas muito mais importantes para serem resolvidas do que este pequeno detalhe. Mas nos dias atuais, acaba sendo uma barreira a mais, aos novos usuários.
Até mais,
Cisco