Interfaces gráficas Linux [RESOLVIDO]

1. Interfaces gráficas Linux [RESOLVIDO]

Lucas Leonardi
lucasleon

(usa Debian)

Enviado em 22/12/2015 - 18:18h

Oi,
Ainda sou novato com o Linux, mas pretendo ir adiante, possivelmente desenvolvendo até uma distribuição. Gostaria também de criar uma interface gráfica totalmente nova para esse sistema, poderiam me dar uma introdução de como desenvolver uma interface para Linux? agradeço.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Pythonux
bielinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/12/2015 - 20:22h

Bom...
antes de tudo venho alertá-lo que você não espere que sairá criando uma interface gráfica de um dia para o outro. Esse é um processo que é um pouco demorado, pois antes de começar a programar a interface, é necessário planejá-la, fazer testes à procura de possíveis bugs, procurar soluções para melhorar o desempenho do sistema criado sem comprometer as funções já estabelecidas e muito mais.

Veja os ambientes gráficos já conhecidos: GNOME, KDE, Cinnamon, Xfce, MATE. Todos eles possuem algumas peculiaridades. Uma delas: o uso de alguma biblioteca gráfica (como GTK+ e Qt). É necessário estudar a fundo ou o GTK+ ou o Qt para já iniciar o seu desenvolvimento. Se possível, dê uma olhada nos códigos-fontes deles! Não precisa ser uma olhada exagerada, mas sim uma rápida olhada com o intuito de curiosidade. Já estudada a library, está na hora de criar os programas do ambiente. De editores de texto, calculadoras, navegadores de internet, terminais a programas mais importantes, como paineis, docks e menus, todos usando a library escolhida. E não se esqueça do gerenciador de janelas! É ele quem gerencia as janelas, certo? Existem muitas opções como o Marco, Metacity, Openbox, Fluxbox, i3wm, WindowMaker, KWin, Compiz, Emerald e muitos outros. Ou, se quiser pode até criar um, mas recomendo usar um já pronto, pois praticamente "todos são a mesma coisa". O mais leve é o Fluxbox, nos meus testes.

Já para a distro, escolha se quer uma baseada ou from scratch (do zero). Para baseadas, pegue o código-fonte de uma distro qualquer no GitHub, baixe e estude-o, a fim de já preparar as melhorias que gostaria de inserir nos fontes e os troços que deseja remover, como bugs e tals. Para from scratch, há um manual na internet (em inglês) que lhe conduz à criação de um Linux from scratch: http://linuxfromscratch.org/. Depois é só programar seu gerenciador de pacotes e muito mais!

3. Re: Interfaces gráficas Linux [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/12/2015 - 19:00h

Antes de pensar em criar um novo linux veja o sumário do distrowatch >> 273 distros ativas + 467 distros descontinuadas + 253 distros na lista de espera de aprovação >> Criar é "fácil" , mas manter ativa é "dificil"

DistroWatch database summary
Number of all distributions in the database: 805
Number of active distributions in the database: 273
Number of dormant distributions: 65
Number of discontinued distributions: 467
Number of distributions on the waiting list: 253

http://distrowatch.com/

Se eu fosse da área de TI me preocuparia em me especializar no debian, centos , slackware
Pq isso traria resultados práticos na vida profissional!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts