AdiosKid
(usa Funtoo)
Enviado em 30/10/2016 - 20:56h
E ai galera, bom eu sou usuário linux há alguns anos e me considero um usuário intermediário não muito distante dos iniciantes, mas tenho uma inclinação para distros mais "Hardcore", principalmente "SourceBased", eu uso Funtoo há pouco mais de 2 anos e usei o Gentoo um ano anteriormente, foi uma grande mudança desde a instalação da Distro a instalação dos softwares que eu uso.
a questão que o torna a Distros como Gentoo/Funtoo terem menos aceitação que o Ubuntu por exemplo não é necessariamente a "dificuldade", mas o tempo gasto para instalar o sistema, tendo que recompilar o mesmo pacote várias vezes dependendo da mudança de (USE) ou por que instalou um outro pacote.
depois de alguns meses é possível se adaptar a longas horas compilação para alguns pacotes "no inicio rezava pra não ter atualização do Chromium ou mozilla", esse ano foi lançado o livedvd do Gentoo, não é uma novidade para a Distro, mas já tem alguns anos que não era mais lançado, alem do lançamento de alguns Stages4.
o LiveDVD do Gentoo tem um foco "ao meu ver" de apresentação da Distro e os Stages são mais voltados a Web, também existe um livecd do Area31 mas ainda não é o que estou propondo.
Gentoo LiveDVD:
http://gentoo.mirrors.tds.net/pub/gentoo//releases/amd64/20160704/
Gentoo Stage4 :
http://distfiles.gentoo.org/releases/amd64/autobuilds/current-stage4-amd64-cloud/
Area31 Livecd :
https://www.area31.net.br/wiki/RescueCD_oficial
enfim minha ideia seria o criação de Stages4 com alguns dos principais softwares já instalados e um LiveDVD com um instalador como é feito em distros normalmente e o uso de um repositório binário, até ai nada de novo ou interessante, mas o que teria a acrescentar seria o uso de binário otimizados para algumas arquiteturas e não genéricos como distros comuns usam.
- os Stages já teria o Xorg instalado e alguns dos principais desktops, como o Plasma 5, Gnome, XFCE etc.. , a ideia é diminuir o tempo inicial para instalação do ambiente do usuário e mantendo o -march= com a arquitetura especifica, como já é feito com os Stages3 do Funtoo.
Funtoo subarches:
http://www.funtoo.org/Subarches
- O livedvd seria similar ao do Gentoo, mas com o instalador gráfico e no make.conf o link de um repositório de binários, repositório esse diferente para cada arquitetura.
isso não muda o fato que o usuário vai precisar compilar pacotes ou que ele não use os binários depois, mas é um ótimo quick para uma instalação, economizando horas ou até dias dependendo do hardware do usuário e do que ele precisa instalar.
a intenção não é de desenvolver uma Distro, mas ajudar o usuário iniciante e tornar Gentoo/Funtoo mais popular.
quem tiver interesse em colaborar comente abaixo, não precisa ser nenhum gênio apenas conhecer sobre Gentoo/Funtoo e ter um tempinho, eu vou criar um repositório no Git e um blog para mostrar o progresso.
################
### Atualização ###
################
e ai folks.
eu criei um repositório para o overlay do Portage, nele vai conter principalmente pacotes da arvore do repositório do Gentoo que são normalmente mais atuais, mas que demoram alguns dias ou semanas pra chegar no Funtoo "por rasões de compatibilidade ou o delay do sync mesmo" e alguns outros pacotes de outros repositórios não oficiais ou modificados por eu.
o objetivo é manter alguns pacotes atualizados com um delay pequeno do lançamento, há é necessário algumas correções, mas a partir da próxima semana vou organizar melhor e o overlay vai funcionar como uma espece de extensão, com algumas configurações especificas.
link :
https://github.com/lucascouts/funtoo-overlay
se puderem testar eu agradeço, principalmente o feedback, por enquanto não da pra adicionar via layman, mas vou corrigir isso essa semana.
Yoogards.