RLFontan
(usa elementary OS)
Enviado em 15/02/2016 - 16:10h
Eu já vi o vídeo dessa palestra do Linus Torvalds inteira na debconf.
O que acontece é que o Linus acha que uma distribuição não é algo interessante, e que uma vez que você começa com uma não há tantos motivos para trocar, ele mesmo diz que é muito ruim mantendo sistemas, e na época que ele começou com o Fedora e antigamente instalar o Debian era muito difícil, e ele gosta das coisas fáceis. Ele deixou transparecer na palestra que gosta de pacotes recentes, e mencionou que se preocupa com o fato de alguns projetos se preocuparem tanto com a parte humana que acabam que parecem esquecer que são de fatos projetos de tecnologia.
Ele também mencionou nessa palestra o motivo de ele não usar Ubuntu. Parece que na época que ele foi instalar o Ubuntu não aceitava makeinstalls, o usuário era obrigado a empacotar depois instalar(não entendi muito bem a história), e então o Ubuntu simplesmente empatou ele, e ele se manteve fiel ao Fedora.
Linus é um cara muito sem escrúpulos, assistam a palestra toda e vocês vão ver inclusive que teve gente que apareceu não para perguntar, mas para simplesmente falar da falta de educação dele, e um bocado de gente bateu palma.
Quanto a questão humanismo x ideologia eu tenho minhas próprias questões, porque por exemplo uma distro defende o uso de fazer tudo pelo terminal? Eu mesmo to aqui usando o Debian + GNOME, e tem coisa que eu prefiro fazer pelo Synaptic, numa boa, simplesmente porque é mais organizado e fácil de enxergar do que pelo terminal.
Geralmente quando eu me reto com alguma distribuição eu volto para o Debian, que é uma distro absurdamente séria apesar dos ataques que vem sofrendo, além disso Debian + GNOME é a combinação que ficou mais estável aqui no meu pc.
Agora uma coisa é verdade nessa história de pacotes recentes, se o cara comprar um hardware recente, ele pode sofrer muito na mão de pacotes antigos.