jamesEpd
(usa Epidemic)
Enviado em 10/09/2012 - 15:37h
Oi Pesoal,
Trago uma excelente notícia para a nossa comunidade. :D
Acaba de ser lançada a versão final do Epidemic 4.0 (Codinome New Generation). Confira a nota oficial de lançamento na página inicial do nosso site:
http://www.epidemiclinux.org .
Esta nova versão representa um grande avanço no processo de desenvolvimento do Epidemic, pois é a primeira a adotar a arquitetura de 64 bits, possibilitando o aproveitamento de todos os recursos dos computadores atuais, que estão sendo vendidos com processadores de 64 bits e mais de 4 GB de memória RAM.
O foco do desenvolvimento foi a mudança de arquitetura, mas a oportunidade foi aproveitada também para promover o polimento geral do sistema, que teve quase todos os seus aplicativos reescritos ou aperfeiçoados e conta com as seguintes novidades, em relação ao Epidemic 3.2 (última versão estável):
1 - Desenvolvimento do eMod, uma aplicação que permite criar, com apenas alguns cliques, um MOD (versão modificada) do Epidemic, mudando os temas, alterando as configurações do sistema, instalando e removendo programas e, além disso, exportar e importar os arquivos .emod, para enviá-los a outros usuários, ou disponibilizá-los na internet.
2 - Melhorias no eUpgrade, a ferramenta de atualização do Epidemic, que permite também migrar de uma versão para outra, sem a necessidade de baixar e instalar uma nova ISO, tornando o Epidemic uma distribuição rolling release. No Epidemic 4.0, o eUpgrade ganhou um ícone na bandeja do sistema (systray icon) que avisa quando uma atualização é recomendada, não recomendada, ou não está indisponível.
3 – Suporte inicial ao alemão, passando o sistema a ser oferecido, desde a inicialização, com suporte ao português do Brasil, inglês (traduzido por Otto R. Heredia de Sá), espanhol (traduzido por Miguel Angel Posada Machado) e alemão (traduzido por Bequimão).
4 – Desenvolvimento do eKwin, um aplicativo que permite ativar ou desativar, com um só clique, os efeitos do Kwin, o gerenciador de janelas do KDE. Ele é muito útil, quando o sistema funciona em modo live, em computadores que possuem as mais variadas configurações de hardware e que nem sempre suportam os efeitos fornecidos pelo Kwin.
5 - Melhorias no eInstaller, o instalador extremamente rápido e fácil de usar do Epidemic. Tudo o que é preciso fazer para instalar o Epidemic com o eInstaller é selecionar uma partição para o sistema no visualizador de partições, digitar as senhas do administrador e do usuário default e clicar em Instalar. No Epidemic 4.0, além da opção "Salvar as alterações" que permite configurar praticamente qualquer coisa, foi acrescentada uma opção para selecionar o idioma da instalação, diretamente na interface gráfica do instalador.
6 - Elaboração do novo Manual do Epidemic, agora o Epidemic conta com um manual detalhado, com muitas imagens e informações importantes sobre os recursos e as peculiaridades do sistema, que está disponível tanto no LiveDVD quanto na nossa Página Wiki:
http://www.epidemiclinux.org/wiki/index.php?title=Manual .
7 - Novo tema integrado para o GRUB, Plymouth, KDM e Ksplash, baseado no wallpaper desenvolvido por Paulo Corrêa, o mais novo membro da nossa Equipe de Desenvolvimento.
8 - Novo Kernel, 3.2.23-epidemic-amd64, com suporte aos drivers 3d da Nvidia e AMD (ATI), preempt e outras melhorias para maximizar a performance em desktops.
Faça o download do Epidemic GNU/Linux 4.0, clicando em um dos vários links listados na nossa página de downloads e confira você mesmo todas as novidades desta que é, sem dúvida, a melhor versão do Epidemic de todos os tempos.
http://www.epidemiclinux.org/index.php?option=com_content&view=article&id=90&Itemid=2&lang=pt
Por fim, gostariamos de lembrar que o Epidemic é uma distribuição brasileira, desenvolvida de forma comunitária, que não possui recursos para investir em propaganda, por isso, pedimos sua ajuda para divulgar o nosso projeto, indicando a nota oficial de lançamento para ser publicada em blogs e sites especializados em linux e divulgando o conteúdo deste e-mail nos foruns que frequenta.
Abraços,
James.