albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 27/07/2017 - 16:24h
É um Pesquisa sua? Vou dar minha opinião:
Popularização dos computadores pessoais: o Unix era o S.O. padrão para estudos em universidades, porém, utilizavam plataformas proprietárias relativamente caras. O Linux se tornou uma opção para resolver esse problema, porque com ele foi possível a utilização de computadores pessoais mais baratos.
Quase isso.... de fato eu comecei na Universidade, mas havia Unix instalado tanto nas workstations (proprietárias) como acessível via PC e terminais burros. Até a Internet, que nas Universidades começou antes, o acesso era hospedado em São Paulo, mainframes grandes e era acessada em comps, com DOS, Unix e VM-CNS, Mas sim, eu concordo. Linux se popularizou muito em PCs.
Projeto GNU: o projeto GNU, criado por Richard Stallman em 1984, surgiu com o intuito de apoiar a liberdade de software (veja seção mais adiante sobre Software Livre). Na época do surgimento do Linux, Stallman apoiava e pretendia adotar o kernel Hurd, porém este não estava utilizável, com isso, o Linux acabou sendo o kernel (componente central do sistema operacional ligando aplicativos e o processamento real de dados feito pelo hardware) preferido para rodar as centenas de programas livres disponibilizados pelo projeto, porém o Hurd continua sendo o kernel oficial do sistema operacional GNU.
Sim é isso mesmo, mas o GNU usava o Hurd, no começo. Linux é posterior, é de 1991-1992, e ainda em 1995, 1996 quando eu descobrí o Debian (fiquei curioso pq eu usava Unix) ela ainda não
usava muito GNU". Era ainda uma série grande de pacotes que precisavam ser instalados um a um, dava um trabalhão... Levei 4 mêses para poo o Debian funcionando.
Tentei o Slackware, que já era tipo uma Distro, mas nem consegui instalar.. Slackware era para quem podia..
As primeiras coisas que usei, que já eram um GNU-Linux completo, uma Distro, foram Red-Hat Antigo, Conectiva e Mandrake.
aí já era mais fácil, mas mesmo assim, tinha poucos pacotes.... porisso eu parei de usar Linux por anos....
Só voltei depois, com Kurumin, e com Mandriva (pq eu gostava do Mandrake). Nunca mais parei de usar linux. Experimentei muitas distros, até o Debian e o Slackware mais novos (e mais fáceis)
mas adquiri preferência pelos Gentoos e pelos RPM.Com Mandriva, openSUSE, Sabayon, Gentoo e depois, Funtoo, já tenho uns 10 anos.
Distribuições Linux: no sentido de tornar o Linux o mais utilizável possível, surgiram instituições comerciais e não comerciais que se dedicaram a criar uma combinação ideal de aplicativos (livres ou não) que rodassem no kernel Linux. As instituições com objetivos comerciais mantiveram o licenciamento livre, através de serviços agregados, tais como: suporte, treinamento e desenvolvimento customizado. Veja seção mais adiante sobre distribuições Linux.
Concordo mais ou menos, pq há distros Linux que não tem código aberto. deveria, mas não tem.
Mas os fatores que popularizaram o Linux, para mim, são esses mesmos. Mas Linux ficou forte, também porque provou ser eficiente! a medida que funciona bem, mais gente o usa.... Cresceu tanto que hoje é maior (em número de pacotes etc...) que o Unix.
Acho que cada vez mais gente que experimenta e gosta,, vê que funciona, passa a usar. Só deu uma parada usuário final... esses porque estão cada vez mais migrando para portáteis e Android. Até o Windows tá diminuindo o número de pessoas que o usam, exceto os Gamers e os Overclockers.
Concordo com o Guts, Linux também é mais divertido que Windows, porque é muito mais "mexível", muito mais personalizável. Alguns dizem que Windows é mais bonito, mas eu não acho. Exemplo KDE personalizado é mais bonito e o Compiz, Kwin, Efeitos etc... eu acho muito mais legal que o Windows.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas:
Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.