BiaMonteiro
(usa Arch Linux)
Enviado em 17/02/2019 - 23:00h
luciana_amaral escreveu:
BiaMonteiro escreveu:
Não, não precisa. Basicamente, os requisitos para usar virtualização são: habilitá-la na BIOS e no kernel.
Eu tenho dois computadores com 4 GB e 8 GB de RAM e uso 512 MB de swap. Swap é uma extensão à sua memória RAM, porém de desempenho bastante menor. Um disco rígido básico no mercado possui frequência de 7200 RPM (rotações por minuto), que em Hertz (unidade para rotações por segundo) é numericamente igual a 120. Já uma memória RAM básica, possui algo entre 1600 MHz, que é equivalente a 1,6 * 10^9 Hz. Dividindo a frequência do processador pela do disco, descobre-se que um pente de memória é da faixa de milhões de vezes mais rápido que um disco, e como a swap está no disco, essa partição será milhões de vezes mais lenta que a memória RAM.
Ou seja, mesmo que você use apenas 512 MB de SWAP ainda assim você faz uso dele mesmo que seja pequeno em comparação com 4GB de SWAP. Mas mesmo retirando o SWAP eu percebo que o Mint cria uma partição SWAP oculta contra minha vontade, seria isso um alerta?
E o SWAP que eu saiba só é usado depois de um certo limite dado pelo swappiness que por padrão é 60, mas comumente diminuído pra 10.
Bem estranho o Mint ter criado a partição de swap automaticamente.
Na seção de particionamento da instalação, você escolheu a opção "Instalar o Linux Mint" ou "Particionamento manual"?
Não é um alerta. Hoje em dia, o uso do swap é bem dispensável, sendo usado mais para hibernação e para ser uma extensão de baixo desempenho da RAM caso essa memória fique cheia.
Acho que até 1 GB em computadores com 4 GB para cima já está de bom tamanho.