pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 28/12/2019 - 18:08h
cesarzz escreveu:
Entendi que o escolhido através do F8 será o sda, mas até chegar nisso, tenho um ssd zerado, sem nenhum sistema. Vou ter que dar boot pelo DVD ou pendrive para fazer a instalação. Aí que não sei como o grub se comporta... Não quero que sobrescrever o winboot, quero deixar o disco intacto sem alteração. Não sei o grub por default já se instala nesse disco que está hoje como sda, que é o ssd do Windows.
Remova o SSD do Windows, como eu já disse. Configure o SSD "novo" como dispositivo de boot na BIOS/EFI e instale o CentOS nele. Depois de dar o primeiro boot no CentOS (é no primeiro boot que ele configura usuário, se não me engano), desligue o computador, recoloque o SSD com o Windows e o defina como SDA ou Disco 1. Então você testa com o F8, onde você escolhe qual HD/dispositivo dará boot. Se não usar o F8, o Windows dará boot.
O Grub vai, sim, para o SDA, se não tem outra opção na instalação (eu não achei). Para que ele não vá, desligue ou desabilite o SSD onde o Windows está. Como eu disse, não uso EFI/GPT, mas acredito que ainda haja um "gerenciamento de HD" nas opções de configuração.