albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 15/09/2014 - 19:57h
Olha, tem muitos tutoriais disso...
o Resumo:
nos anos 60, Ken Thompson e outros, doa laboratórios Bell, criaram (em assembly) uma modificação do SO "Multics"(que era do MIT), a qual chamaram Unix....
inclusive, era proprietário e não livre.
Com o tempo, o código Unix foi muito usado e modificado (em linguagem C) e acabou caindo, na prática no dominio, conhecimento publico, embora como lembrou o colega, isso é meio ilegal, posto que Unix é código proprietário.
O Unix "moderno", foi se formando aos poucos, sendo aumentando e começou a seu usado como SO em estações de trabalho e mainframes...
Exemplo era usado nos computadores da Sun... que o foi modificando, para finalmente gerar o Solaris.
como era muito usado, foi sendo modificado por muitos, criaram-se dele o Irix, o Posix, os BSDs etc...
Porisso o Solaris, o Irix,os BSDs são Unix, não Linux.
Uma das modificações do Unix, era a de um programador Holandês, Andrew Tannembaum, o Minix,
que tinha um kernel pequeno, com pouco gasto de RAM, um microkernel, Ele publicou um livro com o Minix, reteve os direitos de venda e concordou que a editora Prentice-Hall, liberasse o código fonte.
aí vc já conhece a história.
o Linux Torvalds, em 1990, 1991, ele usava Minix, e teve a idéia de modificar, melhorar, aumentar e divulgar livremente o código da sua modificação, o Kernel LINUX.
Ele divulgou, acho que em 1992.
O linux começou a ser estudado e usado por muita gente e se aperfeiçoou, mas até hoje Tannembaum faz críticas a ele e considera o Kernel Linux, inchado.
Resumo, o Linux é uma modificação do Minix.
Agora o GNU. Em 1984, o Richard Stallman teve a idéia de fazer um SO totalmente livre, não proprietário. Ele ficou pronto, o GNU, em 1991 e usava um kernel dele, chamado Kernel Hurd.
Só que o Hurd não pegou, não virou moda... na realidade, nem sequer se desenvolveu bem...
Quando o Linus fez o kernel dele, o Kernel Linux dele funcionou no GNU,
e o Stallman pediu que as "Distros Linux" usassem o nome GNU/Linux, isto é SO GNU, mas com Kernel Linux...
Portanto, o "Linux" moderno, o que chamamos "SO Linux" é na realidade, um conjunto de aplicativos, interfaces, janelas etc... do GNU, mas com núcleo Linux.
o Nome GNU foi dado por Stallman (inspirado no Gnu, o Animal Africano) e significa: "GNU is not Unix", querendo dizer que o SO GNU não é um Unix...
Isso porque? Porque o Kernel (também um microkernel) original do GNU fôra escrito para ser um substituto do Unix, pq Stallman não queria usar código proprietário Unix.
Stallman tem outros dois grandes desenvolvimentos famosos no "Mundo Linux". São o GCC ("Gnu Compiler Collection") e um editor de texto chamado Emacs.
Linus Torvalds, além do Kernel Linux, também inventou o conhecido e muito usado GIT.
Na prática, entre 1986 e 1990, até modificar o Kernel Unix de BSD foi experimentado, para tentar fazer um Kernel Hurd estável e que funcionasse. Na prática o Hurd nunca "pegou".
Resumo, os modernos "Linux", as Distros, são Sistemas Operacionais tipo GNU, com Kernel Linux.
Eu usei Unix na USP, entre 1988 e 1991, com X-Window original. Os comandos são bem parecidos com os de Linux.